O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, entregou, na manhã desta sexta-feira (22), a reforma do fórum da comarca de Buriti Alegre. Com um investimento de R$ 573.515,16 pelo Poder Judiciário, o prédio foi adaptado para melhor atender a população local.

Além da pintura geral do fórum, houve a implantação do grupo motor gerador, substituição do telhado, ampliação do sistema de segurança, revisão das instalações elétricas e hidráulicas e implantação da acessibilidade em todo o prédio. A obra durou 90 dias.

Para o desembargador-presidente, as obras e reformas entregues também nas gestões anteriores demonstram a preocupação do Poder Judiciário com a melhoria da prestação jurisdicional, trazendo maior conforto aos magistrados, servidores e jurisdicionados. “Agora, o prédio foi remodelo e dotado de melhoramentos sempre e cada vez mais compatíveis com a razão última de seu funcionamento: a efetividade na prestação jurisdicional”, ressaltou.

Em seu discurso, Leobino Chaves lembrou da inauguração do prédio do fórum, em 2007, pelo saudoso desembargador José Lenar de Melo Bandeira e também citou mensagem do papa Francisco: “Quando a vida interior se fecha nos próprios interesses, deixa de haver espaço para os outros”.

Há seis anos na comarca, o juiz e diretor do Foro local, juiz Pedro Ricardo Morello Godoi Brendolan, ressaltou que a entrega da reforma é de grande importância para os servidores, jurisdicionados e população local. “Foram corrigidos alguns defeitos naturais do tempo de uso, possibilitando-nos um ambiente com maior comodidade, estética e funcionalidade, trazendo benefícios para a prática regular dos serviços”.

O magistrado fez questão de agradecer aos desembargadores presentes o apoio não só no aspecto jurisdicional, mas administrativamente. Segundo ele, isso reflete no cenário nacional. “Não é à-toa que somos considerados um dos tribunais mais produtivos do País, pois sendo o nosso comando de excelência, por lógica, os demais magistrados e servidores se sentem estimulados a serem cada vez mais estimulados e produtivos”.

O corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, lembrou dos benefícios que o Poder Judiciário trouxe para a cidade. “Em 2007, houve a entrega da sede própria da comarca. Já em 2013, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) inaugurou sede no município. Isso é a demonstração clara da importância da parceira entre os poderes”, concluiu.

De modo igual, o prefeito de Buriti Alegre, Marco Aurélio Naves, ressaltou a importância do momento para a população local. “Só temos a agradecer ao Poder Judiciário do Estado de Goiás. Todos que por aqui passam demonstram um carinho enorme por nossa cidade. A exemplo, o magistrado Pedro Ricardo, que nos deixa claro que não temos só um juiz, mas também um amigo”, frisou, ao agradecer todos os presentes.

Homenagens

O desembargador Leobino Valente Chaves recebeu, durante a solenidade de entrega da reforma, os títulos de cidadão buriti-alegrense e água-limpense. As honrarias foram oferecidas pelos Poderes Legislativos dos municípios de Buriti Alegre e Água Limpa de Goiás em homenagem e reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo desembargador-presidente àqueles dois municípios. “O Poder Judiciário goiano é nosso parceiro. É com muito orgulho que recebemos o desembargador Leobino como filho da nossa terra”, frisou o vereador Roberto Ferreira, autor da propositura de concessão do título de cidadania de Buriti Alegre, ao deixar claro a aprovação unânime pelos membros daquela Casa de Leis.

“Receber tais honrarias constitui para mim gratificante privilégio e ponderosa responsabilidade. Privilégio, por talvez estar preterindo a outros que muito mais tenham feito por merecê-las. Responsabilidade, pelo dever inescusável de corresponder à altura com que os moradores destes municípios me acolhem em seu meio”, pontuou o presidente do TJGO.

Leobino Chaves fez questão de ressaltar os “filhos da terra” que tiveram atuação destacada no cenário goiano e brasileiro. Entre eles, referiu-se ao colega magistrado e amigo, desembargador-corregedor, Gilberto Marques Filho, que é natural de Buriti Alegre. “Em seu nome quero prestar as mais sinceras e merecidas homenagens do Judiciário goiano a todos moradores desta terra feliz dos buritis alegres”, enfatizou.

Também homenageado, o desembargador Gilberto Marques Filho disse estar honrado de ser filho da terra. “Somos, agora, irmãos da mesma terra”, saudou Gilberto Marques ao se referir ao seu amigo de longa data, Leobino Chaves. Sua fala emocionou os presentes à solenidade.

Turismo

Com a dimensão da Baia da Guanabara, no Rio de Janeiro, o Lago das Brisas, localizado no município de Buriti Alegre, fez com que surgisse uma nova região dos lagos no País. O turismo lacustre – às margens do lago – incorporou-se com vigor ao calendário do lazer no Estado e atrai cada vez mais frequentadores. Polo turístico da região, o local provocou novos investimentos turísticos e de lazer, movimentando a região com a prática de esportes aquáticos.

A solenidade contou, ainda, com a presença do desembargador Itamar de Lima; juiz e diretor do Foro da comarca de Goiatuba, Marcus Vinícius, representando a Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego);  secretário-geral da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO), Fernando Sousa Chaves; Sebastião Davi de Morais, vice-prefeito de Água Limpa de Goiás; André Chaves, vice-prefeito de Buriti Alegre; Flávio Imidio da Silva, presidente da Câmara Municipal de Água Limpa; Nair Ferreira de Carvalho, delegada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Buriti Alegre; Werley Júnior Costa, comandante da Polícia Militar de Buriti Alegre; João Alfredo Neto, ex-prefeito de Buriti Alegre. Além de secretários municipais, servidores do Poder Judiciário e Ministério Público do Estado de Goiás, representantes classistas e da sociedade local. (Texto: Arianne Lopes/Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO