19eleicaopresidenteAcompanhe ao vivo (link) a sessão solene de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) para o biênio 2015/2017. Eleito em novembro de 2014, o desembargador Leobino Valente Chaves assumirá a presidência do Tribunal – no lugar do atual presidente, desembargador Ney Teles de Paula -, enquanto os desembargadores João Waldeck Félix de Sousa e Gilberto Marques Filho serão empossados como vice-presidente e corregedor-geral de Justiça, respectivamente.

Esta será a primeira vez que um ex-presidente assume novo mandato à frente do TJGO. No ano de 2011, o desembargador Leobino Valente Chaves tomou posse como vice-presidente do tribunal, assumindo a presidência para o período de março de 2012 a janeiro de 2013.

TJGO
Atualmente, 36 desembargadores e 332 juízes, além de servidores, estagiários e profissionais terceirizados atuam na sede do TJGO e em 129 comarcas instaladas em Goiás. O Tribunal é responsável também pelo desenvolvimento de projetos e ações como Justiça Ativa, Justiça Educacional, Justiça Móvel de Trânsito, Programa Pai Presente, Projeto Acelerar, Justiça Terapêutica, Semana Nacional de Conciliação, Mutirão Carcerário e Mutirão do Júri.

Destaque entre os Tribunais de Justiça do País em relação ao índice de produtividade da Meta 1 – comprovado no Relatório Justiça em Números 2014 divulgado em setembro do ano passado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - o TJGO também é referência na Meta 3 do CNJ, que estabelece aos poderes judiciários estaduais a aplicação de parâmetros objetivos de distribuição da força de trabalho, vinculados à demanda de processos, com garantia de estrutura mínima das unidades da área-fim.

Perfis
Presidente eleito
Natural de São Domingos (GO), Leobino Valente Chaves formou-se em Direito em 1975 pela antiga Universidade Católica de Goiás (hoje Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUCGO). Ele atua na magistratura há quase 35 anos, tendo passado pelas comarcas de Anápolis, Arraias, Piracanjuba e Porto Nacional (quando o município fazia parte de Goiás). Em 1989, recebeu moção de elogio pelo Conselho Superior da Magistratura e no ano de 1991 foi promovido para o cargo de 2º juiz da 1ª Vara Cível de Goiânia. Atuou por um biênio na 2ª Corte Recursal dos Juizados Especiais e também no cargo de juiz eleitoral, tanto no interior quanto na capital.

Em 2001, o magistrado foi nomeado para o cargo de desembargador do TJGO pelo critério de merecimento, tendo ainda atuado como substituto do corregedor-geral de Justiça. No ano de 2011, tomou posse como vice-presidente do tribunal, assumindo a presidência para o período de março de 2012 a janeiro de 2013. O desembargador recebeu diversas homenagens, como medalhas da ordem do mérito e títulos de cidadania.

Vice-presidente eleito
Formado em Direito no ano de 1972, em Anápolis, João Waldeck Félix de Sousa é natural de Goiânia, mas passou sua infância, adolescência e parte da vida adulta em Itaberaí. Antes de iniciar na magistratura, há quase 36 anos, trabalhou como serventuário da Justiça na comarca de Itaberaí e no Cartório de Tabelionato de Notas e Registro de Imóveis da cidade. Em 1978 – ano de ingresso na magistratura -, ocupou o cargo de juiz substituto nas comarcas de Goiânia, Luziânia e Mossâmedes.

Em 1979, foi nomeado juiz de Corumbá de Goiás, onde permaneceu até maio de 1982, tendo sido, então, promovido por merecimento para São Luís de Montes Belos. Já em 1983, passou a atuar em Jaraguá e, em 1987, foi removido para a capital, onde exerceu a função na 7ª Vara Cível. Em todas as comarcas em que exerceu a jurisdição, também foi juiz eleitoral. Foi nomeado para o cargo de desembargador em abril de 2002.

Corregedor-geral de Justiça eleito
Nascido em Buriti Alegre, Gilberto Marques Filho formou-se em Direito, em 1974, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Iniciou a carreira na magistratura, em 1976, na comarca de Ivolândia, sendo que no mesmo ano passou a atuar em Guapó. Em 1983, assumiu como juiz titular na comarca de Trindade.

No ano de 1987, atuou no Juizado da Infância e Juventude, no 1º Juizado Especial Cível e na Vara de Assistência Judiciária em Goiânia, enquanto em 2001 assumiu a diretoria do foro da comarca da capital. Tornou-se desembargador em março de 2002. Em 2011, foi eleito para integrar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) como vice-presidente e corregedor regional eleitoral, assumindo a presidência em 2012.

Clique aqui para acompanhar ao vivo

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO