O diretor do Foro de Goiânia, juiz Átila Naves Amaral, divulgou na tarde desta quarta-feira (5) o balanço do Mutirão da Contadoria Judicial. Segundo ele, o resultado foi altamente positivo, “pois foram realizados cálculos em 9.143 processos, superando em 2 mil processos o mutirão do ano passado”, informou Átila. Foram três dias de atividades, com 73 contadores vindos das comarcas do interior.

Átila também agradeceu, em nome do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ney Teles de Paula, a cessão dos contadores pelos juízes do interior. A primeira edição do mutirão aconteceu em 2012 e o diretor do Foro de Goiânia já anunciou a terceira edição para 2014. “Tanto no primeiro como no segundo mutirão, obtivemos resultados positivos,” destacou o diretor. “Quem sai ganhando com essa ação de esforço concentrado é o usuário da Justiça, pois o quantitativo de processos diminui consideravelmente”, explicou.

Cálculo das custas

Para o cálculo das custas judiciais de cada processo e também daqueles custos mais complexos que normalmente surgem na decisão proferida pelo juiz é imprescindível a participação da Contadoria Judicial. Na comarca de Goiânia, o órgão está localizado no fórum Heitor Morais Fleury, no Setor Oeste e conta com contadores, escreventes e estagiários.

Além da equipe da diretoria do Foro e dos contadores do interior, o mutirão contou com o apoio da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) e do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindjutiça). (Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO