A comarca de Alto Paraíso implantou, no dia 23 de junho, o Programa Coleta Seletiva e Destinação de Resíduos Sólidos, lançado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A ação tem como foco a separação e destinação adequada dos papéis descartados no desenvolvimento das atividades cotidianas.

A abertura foi feita pela diretora do Foro local, juíza Christiana Aparecida Nasser Saad, que deu boas vindas aos presentes. Ela disse estar honrada em participar do projeto, que tem por objetivo conscientizar servidores da importância da preservação ambiental e propagação de  práticas de sustentabilidade.

O prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Alan Gonçalves Barbosa, mostrou-se satisfeito em ver o compromisso do Tribunal com o meio ambiente. “Ações como estas são como sementes, que são lançadas podendo germinar e dar frutos”, ressaltou. Segundo ele, o município sabe da importância da responsabilidade que tem com relação a preservação ambiental e se colocou à disposição para firmar parceria com o TJGO para execução do projeto. Ele falou, ainda,  das iniciativas da prefeitura com relação ao tratamento adequado de seus resíduos. “Já tivemos coleta seletiva mas, por falta de verba, o projeto não teve continuidade. Contudo, estamos buscando apoio para a implantação do aterro sanitário no município”, comentou.

Marlon Rogerio Bandeira, secretario do Meio Ambiente, reafirmou a necessidade do apoio, uma vez que a principal fonte de renda do município provém do turismo e a implantação de novos empreendimentos esbarra na atuação de órgãos ambientais, já que Alta Paraíso é área de proteção ambiental.

Treinamento

O treinamento, com duração de 2 horas, foi ministrado pelo servidor da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) do TJGO, Eduardo Borges Sousa. Já Elizabeth Álvares Dutra Morisson, servidora da SGE, abordou a temática do projeto e seu impacto na Meta 9 do Plano Estratégico 2013/2015 do Tribunal - “Instituir Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental no TJGO” - que visa atender ao Objetivo Estratégico 4 - “Promover ações de responsabilidade social e ambiental”. Ao final, Christiana Aparecida Nasser entregou certificados aos participantes e, em seguida, a equipe foi convidada a visitar a “Reciclealto” -  empresa de reciclagem local -  e o galpão de armazenamento de recicláveis da prefeitura.

Ainda estiveram presentes Eduardo E. C. Pessão, vereador de Alto Paraíso; Andreza Girardi, representante do Oca Brasil; Thomas Enhzador, representante do Instituto Biorregional do Cerrado (IBC); Luiz Carlos Gojuscek, da recicladora Reciclealto; Swedd Almeida Machado, que representou a diretoria administrativa e responsável pelo Projeto Coleta Seletiva, que disponibilizou os coletores que serão utilizados na separação dos Resíduos Sólidos. (Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO