Na tarde da última sexta-feira (12), a ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proferiu palestra de encerramento do 33° Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil. O evento, realizado em Rio Quente, começou oficialmente na quinta (11) e contou com representantes de todo o País, além da participação, como convidado, do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula.

Segundo a ministra, a sociedade está mais confiante no Poder Judiciário que passa, atualmente, por transformação. Para ela, as corregedorias e as cortes especiais tem como função principal, tanto nos anos eleitorais quanto naqueles em que não há eleições, fiscalizar, disciplinar e sobretudo, orientar a atuação da Justiça eleitoral.

A ministra falou, ainda, da importância e das atribuições do Poder Judiciário na consolidação da confiança da sociedade nesta esfera de poder. “O magistrado tem um papel fundamental. O juiz, por exemplo, tem mudado sua postura para se tornar cada vez mais próximo da sociedade”, ressaltou.

Além da palestra, os congressistas debateram, também, assuntos relacionados às eleições de 2014, como a coleta de dados biométricos e o Processo Eletrônico (PJE). E finalizaram com a apresentação de um relatório de conclusão dos trabalhos e a leitura da Carta Rio Quente.

Homenagem

Durante o encerramento dos trabalhos, os Correios de Goiás lançaram selos personalizados alusivos ao Encontro, com 12 fotografias de pontos turísticos do Estado. O presidente do TJGO, desembargador Ney Teles, o vice-presidente e corregedor-regional do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador João Waldeck Felix de Sousa, e a ministra Laurita Vaz foram homenageados pela instituição com o selo e uma placa, como reconhecimento dos relevantes serviços prestados ao povo brasileiro. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO