O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, recebeu nesta segunda-feira (25), em Brasília, a medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios.

A honraria foi entregue pelo presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador João de Assis Mariosi e pelo segundo vice-presidente do TJDFT, desembargador Lecir Manoel da Luz.

Ney Teles, que devido a compromissos institucionais não pode comparecer à solenidade de entrega da medalha ocorrida no último dia 20, foi condecorado com a mais alta distinção honorífica do TJDFT, no grau Grão Colar. Também participou da homenagem o juiz-auxiliar da Presidência do Tribunal goiano, José Ricardo Machado.

Durante a condecoração, o presidente do TJGO destacou que “é uma honra da minha parte receber esta homenagem”. De acordo com o desembargador, os dois tribunais têm ligações históricas, geográficas e culturais e é com muita satisfação que o TJGO recebe a deferência.

Para o desembargador João Mariosi, Ney recebe a medalha pela grande colaboração que presta à Justiça. Para ele, a entrega ocorreu devido à relevância da atuação do presidente no Poder Judiciário goiano. “Um prêmio que é dado a pessoas que trabalham em prol da Justiça. Conheço o desembargador há muito tempo e ele sempre representou a Justiça goiana muito bem”, frisou. De acordo com João Mariosi, Goiás e Distrito Federal estão no centro do país e são estados que têm identidades culturais muito fortes. “Temos a obrigação de oferecer à sociedade uma Justiça rápida, eficaz e atuante”, enfatizou.

Leobino Chaves também foi agraciado

O ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, também foi homenageado com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal, concedida pelo TJDFT. Leobino Chaves recebeu a comenda Grão Colar no dia 20 de fevereiro. No total, 150 personalidades foram homenageadas com a honraria. Entre os agraciados estão a presidente da República Dilma Roussef e o vice-presidente Milchel Temer, além do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa.

Sobre a Medalha

A medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e Territórios foi instituída, em 13 de setembro de 1999, pela Resolução nº 10, para agraciar e homenagear pessoas que tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados à Justiça do DF ou à cultura jurídica em geral.  Os agraciados são indicados pelos desembargadores do TJDFT, juízes, diretores dos fóruns e o secretário-geral do TJDFT, e os nomes aprovados pelo Conselho Tutelar da OMJDFT.

A concessão da Ordem do Mérito Judiciário é materializada pela entrega de sua medalha em solenidade. A insígnia tem suas bordas quatro representações das colunas do Palácio da Alvorada intercaladas com quatro balanças douradoras apoiadas por quatro espadas de ouro. No centro da medalha há um anel vermelho com a inscrição: “Mérito Judiciário- TJDFT”, dentro do qual surge a deusa Têmis, personificação da Justiça, segurando com a mao esquerda uma balança que simboliza a aplicação da Lei por meio do equilíbrio perfeito entre o Direito e o dever. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO