O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, empossou, nesta sexta-feira (8), às 15 horas, Sebastião Luiz Fleury no cargo de juiz substituto em segundo grau. Ele, que atuava na 3ª Vara da Fazenda Pública Municipal, vai compor a 5ª Câmara Cível do TJGO, na vaga deixada por Gerson Santana Cintra, agora desembargador.

Com 24 anos de magistratura, Sebastião Fleury passou pelas comarcas de Edéia; Palmeiras de Goiás; Acreúna; Cristalina; Uruaçu; Mara Rosa e Anápolis. Pelo critério de merecimento, assumiu a 4ª Vara Criminal (Execuções Penais) de Goiânia e, em 2001,  assumiu a 3ª Vara da Fazenda Pública Municipal e Registros Públicos, no cargo de 1º Juiz, onde permaneceu até ser escolhido pela Corte Especial para ocupar o cargo de juiz substituto em segundo grau.

“Há 24 anos eu estava aqui nesse mesmo lugar assumindo o cargo de juiz substituto em primeiro grau”, contou. Segundo Sebastião, ele mesmo criticou o cargo por acreditar que ele fosse apenas mais um degrau para o juiz chegar ao Tribunal. No entanto, mudou de ideia quando foi escalado para fazer algumas substituições e percebeu que este era um importante aprendizado para se julgar em colegiado.

“É uma oportunidade ímpar. Acho que é um passo muito saudável e deve ser tendência em outros Estados atingir esse degrau para chegar ao Tribunal”, disse. Ele afirmou, também, que vai se dedicar ao máximo para honrar a escolha de seu nome.

Juiz eleitoral
Sebastião Fleury desempenhou ainda as funções de juiz eleitoral nas comarcas de Edéia, Acreúna, Cristalina, Uruaçu, Anápolis e Itauçu, já tendo presidido eleições para vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República. Ney Teles fez questão de ressaltar a trajetória do juiz e o parabenizou pela conquista. “Recebo-o carinhosamente para esse novo desafio. Que Deus o cumule de bênçãos”, disse.

Compareceram também à solenidade os desembargadores Carlos Escher, vice-presidente do TJGO; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Gilberto Marques; Kisleu Dias Maciel, Carlos França, Luiz Cláudio da Veiga Braga, Fausto Moreira Diniz, Norival Santomé; os ex-presidentes do TJGO Homero Sabino e Messias Souza Costa, além de familiares de Sebastião Fleury, juízes-auxiliares da Presidência, juízes, Diretores de área e servidores do Poder Judiciário goiano. (Texto: Aline Leonardo / Fotos: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO