O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves (na foto, à esquerda), recebeu o título de cidadão alexaniense, em solenidade realizada nesta sexta-feira (1º) pela Câmara Municipal da cidade de Alexânia. A homenagem foi proposta de forma unânime pelos integrantes da casa em razão da atenção dispensada à prestação jurisdicional na comarca.

"Em nome dos demais vereadores, temos o prazer de conceder a outorga de filho de Alexânia ao magistrado. Nossa cidade já viveu dias de processos acumulados, mas, fomos atendidos prontamente quando o presidente do TJGO atendeu nossos anseios e designou mais um juiz para auxiliar no fórum local", afirmou o vereador Warley Ferreira, sobre o trabalho da juíza Letícia Ribeiro que passou a contar com o apoio do juiz do Rinaldo Aparecido Barros, selecionado posteriormente para auxiliar no local. 

Em discurso, Leobino Valente Chaves agradeceu a honraria, afirmando que compreende o título como uma manifestação de cidadania e amizade. “Muito além da satisfação pessoal, este evento desperta em minha vida sentimentos de responsabilidade e compromisso, advindos do elevado grau de dignidade da cidadania ora outorgada e da obrigação que assumo de corresponder à homenagem recebida”.

Prefeito de Alexânia, Ronaldo Fernandes de Queiroz, endossou a importância do papel da justiça em prol da sociedade. “O Poder Judiciário sustenta nossa democracia, portanto, é justo prestar essa deferência ao presidente do TJGO, que desenvolve um bom trabalho, com respostas urgentes e rápidas”.

Na solenidade (foto), o promotor de justiça Steve Gonçalves de Vasconcelos, atuante na comarca, elogiou o zelo desta gestão do TJGO com o interior do Estado. “O Ministério Público do Estado de Goiás reconhece o bom trabalho desempenhado pelos juízes, que trabalham contra as lesões de direito mais graves à população. Essa atenção não é sentida apenas pelas autoridades constituídas, mas, principalmente, pelo povo”.

Representando a Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), a juíza Mariúccia Benício Soares Miguel também se pronunciou a respeito do tributo municipal. “A atuação do desembargador Leobino Valente Chaves é de grande valor, como um profundo conhecedor do judiciário goiano”.

Em nome do governador Marconi Perillo, o vice-presidente da Goiás Parcerias, José Carlos Siqueira destacou o valor da deferência entregue nesta sexta-feira. “Homenagens representam um contraponto às situações que fazem com que sociedade se entristece. Por isso, o título se reveste de grande relevância, ao receber entre os filhos do município um cidadão digno, que trabalha e contribui com a sociedade.”

Por fim, o juiz Rinaldo Aparecido Barros (foto à esquerda) discorreu sobre as inovações colocadas em prática nesta gestão da presidência do TJGO. “A democracia é construída com poderes fortes, independentes, mas em harmonia. O desembargador Leobino Valente Chaves tem uma extrema sensibilidade pela militância aos direitos humanos, apoia iniciativas e projetos inovadores e está à frente do Processo Judicial Digital, com metodologia pioneira e sistema inovador na América Latina”.

Ao fim da solenidade, o filho de Leobino Valente Chaves, o procurador federal Rodrigo Aprígio Valente representou sua mãe, Odete Aprígio, para receber um buquê de flores, como deferência dos componentes da Câmara Municipal. A juíza Mariúccia Benício Soares Miguel também foi agraciada com flores, entregues pelo corregedor-geral de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho.

Participaram da mesa diretiva o desembargador Francisco Vildon, o juiz-auxiliar da presidência Romério do Carmo Cordeiro, o presidente da Câmara local, vereador Adair Rabelo Neto e o delegado local da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB-GO), Charlesman da Costa Silvano. A juíza da comarca de Ivolândia, Raquel Rocha Lemos, também prestigiou a cerimônia. (Texto: Lilian Cury/ Foto: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO