33566149062 e67db6a99c zNa manhã desta quarta-feira (29), a Diretoria de Informática do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás com a Secretaria de Gestão Estratégica do TJGO e a juíza auxiliar da Presidência, Maria Cristina Costa, realizaram uma simulação de audiência por videoconferência.

 

Para realizar o teste foram escolhidas três salas distintas: a sala de audiência da 4ª Vara de Família e Sucessões, localizada no Fórum Cível, em Goiânia; a sala da juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Maria Cristina Costa e a sala da Secretaria de Gestão Estratégica do TJGO, ambas localizadas no Setor Oeste.

O sistema de videoconferência já existe, segundo o diretor de informática do TJGO, Luiz Mauro de Pádua Silveira. “Nós temos dois cenários: Um sistema de videoconferência que suporta até 15 pessoas e o sistema DRS Audiências, usado nas comarcas do Estado para a gravação das audiências presenciais. Nosso objetivo é integrar esses dois sistemas, e, uma vez integrados, haverá mais uma opção para o jurisdicionado e para o Poder Judiciário do Estado de Goiás”, pontua.

O Sistema DRS Audiências é utilizado em todas as comarcas do Estado de Goiás. O sistema permite a gravação do áudio e vídeo somente das audiências presenciais, economizando o tempo da audiência em até 60%. A expectativa é integrar o sistema de videoconferência com o sistema DRS Audiências para realizar e gravar a audiência, em que, magistrado, testemunhas e promotor estejam em localidades diferentes.

“Foi bastante produtiva essa simulação. A integração dos sistemas gerará economia de tempo e recurso devido o não deslocamento de magistrados e servidores. Simplificaria bastante, além da audiência acontecer de forma simultânea”, pontua a juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Maria Cristina Costa.

Participaram da logística e da audiência simulada, o presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho; o diretor de gestão da informação do TJGO, Antônio Pires de Castro Júnior; os juízes auxiliares da presidência do TJGO Maria Cristina Costa e Jeronymo Pedro Villas Boas; o diretor de Informática do TJGO, Luiz Mauro de Pádua Silveira; o diretor de serviço do TJGO, José Chaves Júnior; os servidores Leonardo Neil, Jaqueline Martins e Silva, Maria de Fátima Nogueira Pedra e a estagiária Nádia Locatelli.

Na próxima terça-feira (4), representantes do DRS Audiências irão se reunir com o Departamento de Informática do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás para discutir a melhor forma de realizar e gravar as audiências por videoconferência. (Texto: Jéssica Fernandes – Assessora de Imprensa da Diretoria do Foro da Comarca de Goiânia/ Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO