Com a entrega, nesta terça-feira (11), do novo fórum da comarca de Nazário, localizada na região do Mato Grasso goiano, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, deu início ao calendário de inauguração de obras do biênio 2017/2019. Construído em um terreno de 5 mil metros quadrados, doado pela prefeitura local, o prédio, padrão Vara Simples, tem área construída de quase 1 mil metros quadrados e custou ao Poder Judiciário goiano R$ 2,7 milhões.

Gilberto Maques exaltou sua satisfação em inaugurar a nova sede do Judiciário de Nazário, "porque estamos caminhando no sentido de termos praticamente cem por cento de fóruns pelo Estado inteiro. São fóruns confortáveis para atender bem não só os magistrados, como a todos os servidores e jurisdicionados". O desembargador ressaltou sua relação com o município, que começou na sua infância, afirmando que "o novo fórum traduz o respeito que o Judiciário tem com esta cidade, uma das mais antigas e de grande importância para o nosso Estado".

O desembargador presidente falou sobre a valorização do servidor em sua administração e disse estar preocupado com a situação econômica do País, do Estado e do Poder Judiciário, no atual momento. Diante de um auditório lotado, Gilberto Marques observou que "poucas vezes participou de uma solenidade com tantos autoridades da região e com a presença de tantos juízes. "Isto é o prestígio da comarca e de seu diretor", afirmou.

Para o diretor do Foro local, juiz Ailton Ferreira dos Santos Júnior, com a inauguração desta nova sede em Nazário, o TJGO dá, mais uma vez, "uma prova concreta de que se orienta pela estrada da dignidade dos cidadãos goianos e de todo o seu povo". Para ele, toda esta estrutura será em vão "se não colorirmos diariamente estas paredes com atitudes concretas em favor dos jurisdicionados, que, doravante, encontrarão um fórum amplo, confortável e funcional, mas não podemos esquecer que aqui eles esperam encontrar uma Justiça rápida e eficiente".

Ailton Santos (foto) afirmou que este dia marcará para sempre a vida dos nazarienses, "porque dar ao fórum uma nova sede é contribuir para elevar a autoestima da comunidade", explicou.

O procurador-geral do Estado, Alexandre Eduardo Felipe Tocantins, em nome do governador Marconi Perilo, agradeceu o convite para participar da inauguração do novo fórum da comarca de Nazário, justificou a ausência do chefe do Executivo Estadual e também destacou o trabalho realizado pelo presidente do TJGO, demais desembargadores, juízes e todo o corpo funcional do Judiciário goiano. No final, Alexandre Tocantins reafirmou a parceria com o TJGO e parabenizou o Tribunal e a população de Nazário pelo novo prédio.

Na cerimônia, o prefeito da cidade, Valtuir Francisco Vieira, agradeceu o desembargador Gilberto Marques pela nova sede do Judiciário de Nazário, assim como a promotora de justiça Vilis Marra. "É uma satisfação muito grande ter o desembargador Gilberto Marques como presidente do TJGO, pois conheço o seu trabalho e sua responsabilidade", afirmou Vilis.

O novo fórum de Nazário foi construído em 270 dias, desde a ordem de serviço, em 2016, pela empresa Construmaster Eirieli. Segundo o diretor de obras do TJGO, Luiz Cláudio Dias Ferreira, a nova sede é uma unidade moderna, com todas as condições de uso para servidores, magistrados e jurisdicionados. O ambiente é todo climatizado, com sistema de TV, cerca elétrica e segurança, entre outros padrões de qualidade estabelecidos pela Diretoria de Obras.

No momento, o TJGO tem oito obras em andamento de ampliação e reforma nas comarcas de Goianésia, Goiatuba, Santa Helena, Senador Canedo, Cidade de Goiás, Catalão e Trindade, além de Formosa, cuja inauguração será dia 12 de maio.

Título de Cidadania
Durante a solenidade de inauguração das novas instalações do fórum de Nazário foi realizada a entrega do Título Honorário de Cidadão Nazariense a Gilberto Marques e ao juiz Ailton Ferreira, pelos relevantes serviços prestados ao município. A iniciativa é do vereador Luciano de Souza.
Emocionado, Gilberto Marques disse que foi pego de surpresa, mas que se sentia feliz pela deferência, pois tem uma relação muito grande com Nazário.

A comarca de Nazário foi fundada em 1953 e fica a 73 quilômetros de Goiânia. Atualmente, conta com cerca de 4 mil processos em tramitação, incluídos aí, os feitos do distrito judiciário de Santa Bárbara de Goiás, informou o assessor de juiz, Gustavo de Castro.

A solenidade contou, ainda, com a presença dos juízes de Goiânia e do interior José Cássio de Sousa Freitas, Felipe Vaz Queiroz, Társio Ricardo, Leonardo Aprígio Chaves, Lígia Nunes, Vanderlei Caires Pinheiro, Lusvaldo de Paula; prefeito de Santa Bárbara de Goiás, Wagner Vaz da Silva; presidente da Câmara Municipal de Nazário, Cleber Pires Batista; e os promotores de justiça Danni Sales e Wilsomar Alves, entre outros.
A benção às novas instalações do fórum de Nazário ficou a cargo do diácono Renato Ferreira e do pastor João Rodrigues, da Igreja Assembleia de Deus. (Texto: Lílian de França/Fotos:Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO