Foi realizada, na tarde desta segunda-feira (9), no Salão Nobre da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), reunião entre representantes de uma comissão que irá atuar na implantação do Centro de Memórias do Poder Judiciário de Goiás e o presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho. No encontro, foram apresentados ao presidente uma minuta de decreto que institui a Comissão Gestora de Implantação do Centro de Memórias e um cronograma de ações para viabilizar as adequações do prédio que irá abrigar o futuro museu.

O documento especifica os integrantes da comissão, que será presidida pelo desembargador Itaney Francisco Campos. Também vão integrar a comissão: a desembargadora Carmecy Rosa Maria de Oliveira; o desembargador Olavo Junqueira de Andrade; a juíza auxiliar da Presidência Maria Cristina Costa; a secretária de Gestão Estratégica Cássia Aparecida de Castro Alves; o chefe de gabinete da Diretora-Geral Suelma Maria Carvalho Gontijo; a diretora de Planejamento da Secretaria de Gestão Estratégica, Eunice Machado Nogueira; o diretor do Centro de Comunicação Social, Bruno Rocha; a diretora Administrativa Lílian Ferreira Leal de Moraes; o diretor de Obras Luiz Cláudio Dias Ferreira; o arquiteto da Divisão de Arquitetura José Perini; e a assessora do gabinete dos juízes auxiliares da Presidência Rose Meire Di Castro Malinari Curado. Todos participaram da reunião desta segunda-feira.

Cronograma

Além da minuta foi apresentado um cronograma das ações que serão desenvolvidas pela comissão até a inauguração do Centro de Memórias, dentre elas a aprovação dos atos administrativos, ações de identificação, separação, tratamento e inventário do acervo documental relacionado à história do Judiciário Goiano; pesquisa por documentos, materiais e objetos de valor histórico-cultural junto à população local da Cidade de Goiás; elaboração do projeto básico para as obras de revitalização; e requalificação do Prédio do Fórum da Comarca de Goiás, local onde funcionará o Centro de Memórias.

Na reunião também foi abordada a elaboração do termo de cooperação entre o TJGO e a Universidade Federal de Goiás (UFG) com o objetivo de dar suporte técnico à implantação do Centro de Memórias. Representante da instituição de ensino, a arquivista Heloísa Esser dos Reis ressaltou a importância da parceria, que deve ajudar a enriquecer o acervo histórico do Poder Judiciário goiano.

Por sua vez, a Diretoria de Obras, que atuará na parte de readequação do prédio do Fórum de Goiás, por meio de seu diretor Luis Cláudio Dias e do arquiteto Alexandre Perini, apresentou informações sobre a estrutura do prédio que, segundo eles, está em condições de abrigar o Centro de Memórias. Perini também apresentou fotos do prédio e um projeto de perspectiva do futuro Centro de Memórias e sugeriu diversas ações que podem ser realizadas no Centro antes e após a sua inauguração.

Centro de Memórias

O Centro de Memórias do Poder Judiciário de Goiás é um projeto do TJGO que tem o objetivo de resgatar toda a memória cultural do judiciário, sendo de interesse de toda a sociedade goiana. Será um local de transmissão de conhecimento, de valores e cultura, terá a finalidade de preservar e difundir a memória da instituição com a disponibilização de acervo composto por documentos textuais, iconográficos, mobiliário, peças e objetos provenientes dos órgãos da Justiça goiana desde o século XIX. Será instalado no prédio do Fórum Desembargador Emílio Francisco Póvoa localizado na cidade de Goiás. (Texto: Jhiwslayne Vieira - Estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)

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