Versatilidade, estilo e domínio de técnicas. Para o artista plástico Eldo Dias, essas são as principais características de sua obra, que poderá ser vista na exposição Dom Quixote e As Madonas, aberta nesta quarta-feira (31), às 17 horas, no hall do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).

Para ele, a exposição é uma oportunidade de reunir trabalhos de estilos diversos, mas que evidenciam – como o nome da exposição sugere – a união do feminino e do masculino, com maior maturidade artística.

“Esse espaço cedido pelo TJGO é de grande relevância para os artistas. A circulação pelo local é intensa e o público vai do popular àqueles que têm bom gosto e podem perceber uma obra diferenciada, o que favorece a comercialização”, disse.

O presidente da Comissão Cultural do Tribunal, desembargador Itaney Francisco Campos, reforçou as palavras de Eldo ao afirmar que o espaço aberto pelo TJGO é uma forte contribuição para o panorama artístico do Estado.
“Eldo tem alta produtividade, mas esta individual será marcante para sua carreira. Como disse o assessor cultural do TJGO, Gabriel Nascente, a loucura do artista é santa. Seu compromisso é com a dignidade da pessoa humana e divulgação do belo”, afirmou ele, que na solenidade de abertura representou o presidente do Tribunal, desembargador Ney Teles de Paula. O desembargador Luiz Cláudio da Veiga Braga, membro da Comissão Cultural do TJGO, também participou da solenidade. 

Poesia pintada
Responsável pela agenda cultural do TJGO, Gabriel Nascente ressaltou a beleza do trabalho de Eldo Dias afirmando se tratar de “poesia pintada”. Uma das obras mais importantes do artista, segundo sua própria avaliação, é uma tela cuja proposta era retratar homem nos seus três estágios psíquicos: consciente, subconsciente e inconsciente.

“No primeiro, ele vê o mundo realista. No segundo, ele rompe com o realismo e distorce a realidade e, no inconsciente, ele pinta sem consciência, apenas com a sensibilidade”, explicou Eldo, para quem essas três fases “se verticalizam rumo ao céu”. (Texto: Aline Leonardo - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO