Fortalecer a integração com o Poder Judiciário e priorizar o diálogo e o espírito colaborativo para alcançar a excelência nos serviços prestados à sociedade. Esses foram alguns dos principais aspectos ressaltados nesta quarta-feira, 18, pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim, na abertura do Encontro Regional da 12ª e da 13ª Regiões Judiciárias, o 10º da sua gestão. O evento é sediado em Porangatu.
“Este Encontro Regional é uma oportunidade valiosa para integrar diferentes áreas do Judiciário, em um esforço conjunto para elevar a qualidade e a eficiência dos serviços que oferecemos à sociedade”, realçou, ao pontuar que em um período de transformações profundas e velozes o Judiciário não pode se contentar apenas com o que já foi realizado.
Segundo o corregedor-geral, as inovações tecnológicas, como a Plataforma de Atendimento Eletrônica da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, a Central Eletrônica de Mandados, o Sistema Gestão e Controle da Corregedoria (SIGESCON) são respostas concretas da sua administração ao compromisso de modernizar e tornar a Justiça mais acessível e humana a todos os cidadãos.
Solicitando o engajamento de todos os servidores (as) e magistrados (as), afirmou que o “Encontro Regional é um espaço de construção coletiva”.
“Aqui aprendemos uns com os outros e, acima de tudo, reafirmamos nosso propósito de implementar melhorias que reflitam, diretamente, em nosso ambiente de trabalho e na qualidade do serviço prestado à população”, observou.
Momento especial
A realização do Encontro em Porangatu pela primeira vez, foi destacada pelo juiz Marcus Vinícius Alves Oliveira, auxiliar da CGJGO e coordenador dos Encontros Regionais, que considerou o momento “único” e especial.
“O Encontro hoje é sediado em uma comarca de extrema relevância, que dá acesso ao Norte do País. Fizemos questão de prestigiar essa comarca e essas regiões com painéis voltados às técnicas de gestão. O Judiciário é transparente. Estamos de portas abertas para qualquer sugestão, orientação ou crítica”, enfatizou.
Anfitrião do evento, o juiz Vinícius de Castro Borges, diretor do Foro de Porangatu, disse que a iniciativa engrandece todo o Norte goiano.
“Sentimos as dificuldades pela distância da capital, mas isso nunca foi empecilho para o exercício da nossa função que é rápida, eficaz e comprometida. Esse momento oportuniza uma maior proximidade com a comunidade, o que nos permitirá desempenhar melhor o nosso papel”, garantiu.
Mesa diretiva
Integraram o corpo diretivo além do corregedor-geral, os três juízes auxiliares da Corregedoria Gustavo Assis Garcia, Soraya Fagury e Marcus Oliveira; e o juiz Vinícius Borges.
Presencialmente participaram do evento Gustavo Machado do Prado Dias Maciel, secretário-geral da CGJGO; Sérgio Dias dos Santos Júnior, diretor de Correição e Serviços de Apoio da Corregedoria; e Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas.
Combate ao assédio, linguagem simples e painéis diversos
Para combater o assédio moral, sexual, e a discriminação no âmbito do Poder Judiciário, a juíza Soraya Fagury, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e à Discriminação do Primeiro Grau, fez uma exposição das “Vozes contra o Assédio”, campanha do TJGO nesta seara.
“Precisamos compreender as diferenças, olhar para o próximo, para que possamos viver um ambiente de trabalho saudável”, orientou.
Em seguida, foram apresentados quatro painéis: “Apresentação do Sistema Gestão e Controle da CGJGO”, “Linguagem Simples - Clareza e Elegância Textual”, “Operacionalidade do Sistema Gestão à Vista” e “Apresentação da Plataforma de Atendimento Eletrônico da CGJGO”.
As exposições tiveram como painelistas Domingos da Silva Chaves Júnior, diretor de Tecnologia da Informação; Felipe Aires Gonçalves Vieira, assessor correicional e subcoordenador do Foro Judicial; Willana Carlos, assessora da DTI; a professora Gláucia Alves de Mendonça Ferreira, assessora setorial na Secretaria-Geral da Corregedoria; Diego César Santos e Jaquelline Martins e Silva, da Diretoria de Planejamento e Inovação do TJGO; e Ilton Machado Borges Júnior.
Comarcas integrantes
Compõem a 12ª Região Judiciária: Porangatu, Estrela do Norte, Formoso, Minaçu e São Miguel do Araguaia. Integram a 13ª Região Judiciária: Campinorte, Mara Rosa, Niquelândia e Uruaçu. Galeria de fotos (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria/Fotos: Agno Santos - Centro de Comunicação Social do TJGO)