A histórica comunidade kalunga, que ocupa o maior território quilombola do País, será beneficiada nesta semana, na comarca de Cavalcante, com uma edição especial do Programa Registre-se!, executado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás e idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Serão emitidos vários documentos civis como CPF, carteira de identidade, certidão de nascimento (1ª e 2ª via) e certidão de casamento, com ou sem averbação de divórcio. O evento conta com a presença do corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim. 

A iniciativa integra o “Projeto Raízes Kalungas - Justiça e Cidadania”, de autoria do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, cujos trabalhos desta primeira semana do Mês da Presidência em Cavalcante começaram nesta segunda-feira, 1º.

O corregedor-geral destacou que esse projeto histórico traz benefícios para o povo kalunga, como a expedição de documentos e outras ações do Poder Judiciário, em parceria com outras instituições da administração pública, que asseguram os direitos fundamentais das comunidades quilombolas.

“É uma satisfação muito grande para o TJGO e para a Corregedoria iniciar aqui em Cavalcante os trabalhos do Projeto Raízes Kalungas, de autoria do presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França, e o mutirão de emissão de documentos civis, por meio do Programa Registre-se!”, salientou.

“Estamos aqui para reforçar a importância do acesso à documentação civil e garantir a cidadania que vocês merecem”, destacou a juíza Soraya Fagury, auxiliar da Corregedoria.

Pela Corregedoria participaram do evento Gustavo Machado do Prado Dias Maciel, secretário-geral da Corregedoria e Lucas Furtado, da Divisão de Gerenciamento de Sistemas do CNJ e Conveniados da CGJGO. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás/Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço