Com a mudança de cultura pela qual o Poder Judiciário foi submetido ao longo dos anos passando, assim, a enfrentar ações administrativas que, executadas com responsabilidade e comprometimento, tornam mais célere o andamento processual e conduzem a um resultado positivo com a satisfação do jurisdicionado, a Corregedoria-Geral tem hoje um papel primordial e indelegável.

No exercício de sua função precípua, de natureza orientadora, o órgão se tornou parceiro de magistrados e servidores para que fosse estabelecido um trabalho de equipe junto às serventias e para a adoção de procedimentos menos formais e inovadores, que auxiliem na superação dos problemas que entravam o rápido processamento dos feitos. Sob esse viés, o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, somente nesta semana, visitou as comarcas de São Simão e Quirinópolis para acompanhar de perto  as atividades de correição.

Durante o desenvolvimento dos trabalhos, o corregedor-geral ressaltou a importância da interação entre a Corregedoria e as comarcas. Na oportunidade, destacou ainda alguns dos desafios que a Justiça tem a superar e elogiou a dedicação e o empenho dos integrantes das equipes correicionais nas inspeções, bem como o perfeito entrosamento com magistrados, servidores, cartorários e jurisdicionados. “É um dever do corregedor conhecer a realidade de trabalho da Justiça, especialmente no interior. A Corregedoria tem que lançar seu olhar por todo o Estado, afinal a gestão do primeiro grau de jurisdição é função da Corregedoria. Temos muitos obstáculos a vencer e os trabalhos de inspeção devem ter natureza mais orientativa, corretiva e assertiva, tanto no âmbito judicial quanto extrajudicial, para que haja um aprimoramento efetivo dos serviços”, acentuou o desembargador.

Comarcas inspecionadas

Conduzidas pela Equipe de Assessoria de Orientação e Correição, que está sob a coordenação da Diretoria de Correição e Serviços de Apoio da CGJGO, as inspeções fazem parte do cronograma constante da Portaria nº 25/2019. Todas as reuniões realizadas na abertura ou encerramento dos trabalhos de correição nas comarcas e afetas ao primeiro grau de jurisdição tem sido ativamente acompanhadas pelo juiz Algomiro Carvalho Neto, auxiliar da CGJGO e responsável por essa pasta. No decorrer desta gestão, que teve início em 1º de fevereiro, foram inspecionadas, além de São Simão e Quirinópolis, Buriti Alegre, Panamá, Firminópolis e Mara Rosa. O calendário de inspeções, conforme prevê a respectiva portaria, segue a sequência normal nesta semana. As visitas feitas pelo corregedor-geral a São Simão e Quirinópolis também contaram com a participação do secretário-geral da CGJGO, Rui Gama da Silva. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/Fotos: Cedidas pela Comitiva da Corregedoria)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO