Os últimos preparativos para a realização da Semana Nacional do Registro Civil em Goiás, intitulada Registre-se!, já foram definidos por integrantes da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SEDHS), no Centro Pop Goiânia. O evento, que acontecerá de 13 a 17 de maio, está sob a coordenação do desembargador Leandro Crispim, corregedor-geral da Justiça de Goiás, e da juíza auxiliar Soraya Fagury Brito.
Considerada uma das maiores ações de cunho social do País, o Registre-se!, em Goiás, acontecerá em três frentes: na capital, em Goiânia, o atendimento à população vulnerável em situação de rua será realizado no Centro Pop Goiânia. A população indígena será atendida, de forma especial, na comarca de Aruanã. A carcerária terá a condução da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).
Seguindo diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta segunda edição, além da população em situação de rua, a carcerária e a indígena também serão priorizadas.
Participaram do alinhamento das ações para a realização do Registre-se! Gustavo Machado do Prado Dias Maciel, secretário-geral; Clécio Silva Marquez, diretor de Planejamento e Programas; a assistente social Maria Nilva Fernandes, diretora da Divisão Interprofissional Forense; Marcos Prado, gerente coordenador do Centro Pop de Goiânia; Joseleno Vieira dos Santos, diretor de Proteção Social Especial; e outros representantes da SEDHS.
Sobre o Registre-se!
Dedicada à emissão de certidões de nascimento à população socialmente vulnerável, a ação faz parte do Programa de Enfrentamento ao Sub-registro Civil e de Ampliação ao Acesso à Documentação Básica por Pessoas Vulneráveis, criado pela Corregedoria Nacional de Justiça, na gestão do ministro Luis Felipe Salomão, por meio do Provimento nº 140/2023. (Texto: Myrelle Motta - Diretora da Divisão de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/Arte adaptada: Hellen Bueno- Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO)