Uma missa solene, na manhã desta segunda-feira (18), marcou as comemorações de final de ano e das festas natalinas no Poder Judiciário goiano. O ato religioso foi acompanhado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Walter Carlos Lemes. Representando o governador Marconi Perilo, o secretário da Casa Civil, José Carlos Siqueira, e pelo Tribunal de Contas Municípios (TCM), o seu presidente, conselheiro Joaquim de Castro.
Com o auditório lotado e uma plateia atenta, Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, em sua homilia, destacou a importância da comunhão com Deus, principalmente durante o tempo do advento (período de preparação para o Natal). Para ele, “ninguém fez tanto pela humanidade, nem elevou a dignidade de toda a criatura, nem deu tanto valor ao trabalho humano, ao sofrimento e às dificuldades e alegrias desta vida com a Encarnação do Filho de Deus”.
Prosseguindo, o celebrante observou que “Cristo deve ter um lugar privilegiado na hospedagem da nossa alma, por isso temos que tirar de dentro de nós o que impediu Jesus de nascer naquelas hospedarias, como a indiferença, a ignorância, a comodidade egoísta...”. Dom Levi conclamou a todos a fazerem o propósito de mostrar ao Senhor “nossa gratidão indo com frequência que seja possível à Santa Missa, recebendo-o na Eucaristia e acolhendo-o também em quem nos rodeia, porque Ele está em cada um, está principalmente nos mais necessitados”.
Ao final da eucaristia, o sacerdote ponderou que Cristo tem que ter um lugar de honra em nossa vida, não só neste Natal, mas em todos os dias da nossa vida. “Não pode ser nunca um hóspede molesto, que incomoda, inoportuno. Não. É o nosso Pai, o nosso Libertador”. À oportunidade, o bispo ressaltou a importância de uma celebração eucarística no ambiente de trabalho, “local onde passamos a maior parte de nosso dia”. Desejou um feliz Natal e um Ano Novo a toda comunidade judiciária goiana.
A missa solene teve a participação do padre Cristiano Faria, da Paróquia São Miguel Arcanjo, e dos diáconos Fernando Machado (Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Aparecida de Goiânia) e o juiz substituto em segundo grau Delintro Belo de Almeida Filho. Ajudaram na liturgia os servidores do TJGO Valdir, Rianderson Soffa, Selmira Rodrigues, bem como os acólitos (coroinhas) João Vitor Santos Oliveira e Rafael Souza, do Santuário Sagrada Família, da Vila Canaã. Os cânticos foram entoados pelo Coral Vozes da Justiça, do TJGO.
A Missa de Natal foi acompanhada, ainda, pela esposa do presidente do TJGO, Rubinéia Marques, e parentes; pelos desembargadores Zacarias das Neves, Ney Teles de Paula, Jeová Sardinha, Itaney Francisco Campos, Carlos Hipólito Escher e Vildon José Valente. Também marcaram presença, pelo TJGO, a juíza-auxiliar da Presidência Maria Cristina Costa, a diretora-geral Aparecida Auxiliadora Magalhães Santos e o secretário-geral da Presidência Fernando Chaves, além da diretora do Foro da comarca de Goiânia, Maria Socorro de Sousa Afonso Silva, e a defensora pública-geral do Estado, Lúcia Silva Gomes Moreira. (Texto:Lílian de França/Foto: Aline Caetano – Centro de Comunicação social do TJGO)