25987289996 5ab0aafc7b zO corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, participa, nesta quarta-feira (30), do 71º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais de Justiça do Brasil (Encoge), em Cuiabá (MT), com o tema As Corregedorias e a Gestão da Jurisdição.

 

 

A abertura será às 19h30 desta quarta-feira (30), no Plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Matro Grosso. Nos dias 31 e 1º de abril serão realizados dez painéis e oficinas de trabalho e debates, no Hotel Deville Prime Cuiabá. O objetivo do Encoge é promover a integração dos corregedores-gerais da Justiça de todo o País, fomentar o debate e a troca de experiências de gestão aplicadas nas diversas regiões.

“Nesta edição, a dinâmica de atividades será diferenciada. Além dos painéis, com expositores renomados e especialmente convidados, teremos oficinas de trabalho para discussão dos temas apresentados. Os corregedores serão divididos em cinco grupos para debater assuntos como o Novo Código de Processo Civil, Processo Judicial Eletrônico e Adoção Doméstica e Internacional”, conta a presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE) e corregedora-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Erotides Kneip.

O primeiro painel do 71º Encoge será Redescobrindo os Juizados Especiais, apresentado pela corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi. Na sequência, haverá um colóquio com os corregedores-gerais sobre Operacionalização das Metas do Conselho Nacional de Justiça. Ainda no dia 31 serão realizados os painéis O PJE e a Realidade Nacional, O Novo CPC e a Normatização das Corregedorias Gerais, APAC: Redenção de Execução Penal e A Efetivação de Mediação e Conciliação: Qualificação do Profissional e o Novo Código de Processo Civil.

No segundo dia do evento, os painéis serão Governança Diferenciada das Execuções Fiscais, Algumas inovações do Novo Código de Processo Civil no Foro Extrajudicial, Adoção Doméstica e Internacional: Experiências e Caminhos, A Justiça nos Bairros: Experiência do TJPR e Juizado do Meio Ambiente: Experiência do TJMT. Entre os expositores e coordenadores dos grupos de trabalho estão desembargadores e juízes de diversos Estados brasileiros. As atividades se encerram às 17h15 com a elaboração da Carta de Cuiabá. (Fonte: Jéssica Fernandes - da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás com Assessoria de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Mato Grosso)