O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) atingiu, em quatro meses, 22,5% das metas estabelecidas pelo Planejamento Estratégico 2015-2020, que incluem meios para melhorar a celeridade, produtividade e o alcance social. A informação foi apresentada nesta segunda-feira (14), para o presidente do TJGO, desembargador Leobino Valente Chaves.

“A intenção é desenvolver todas as metas de forma igualitária, sem priorizar determinado assunto. O resultado alcançado demonstra que estamos desenvolvendo uma estrutura ampla e complexa, com congregações de esforços de várias áreas do Judiciário”, explicou o presidente.

Os dados compõem a compilação e a análise realizadas pela Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) para a 1ª Reunião de Avaliação Estratégica (RAE). A apresentação ficou a cargo do titular da pasta, Luís Maurício Bessa Scartezini, que explicou, ainda, que o orçamento e as ações do Poder Judiciário goiano estão alinhados às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Entre as ações, estão mecanismos de inteligência para acompanhamento processual e de produtividade de servidores e magistrados; ampliação das soluções alternativas para conflitos, resolvendo questões na fase pré-processual e capacitação.

Para a conciliação, por exemplo, o presidente destacou que recebeu elogios do ministro Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Atualmente, são 27 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em todo o Estado. “O TJGO foi o que mais cresceu nesse aspecto proporcionalmente e, assim, é possível tornar mais ágeis os acordos e reduzir a entrada de processos no Judiciário”.

RAE

A RAE tem o objetivo de analisar e avaliar esporadicamente as metas e os objetivos do Plano de Gestão Estratégica. Segundo o secretário de Gestão Estratégica, Luís Maurício Bessa Scartezini, “a intenção é acompanhar sempre o desempenho, a fim de melhorar ou alterar pontos a tempo para atingir as metas propostas”.

Nas etapas anteriores, participaram presencialmente diretores de área e de Foro, secretários de Câmaras, Seções e Juizados Especiais, escrivães e assessores setoriais e, ainda, servidores de áreas gerais por meio da plataforma online. (Texto: Lilian Cury/ Foto: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)