Estão abertas até 31 de março as inscrições para o curso de Mediação e Conciliação Judicial nas Comarcas de Trindade e Uruaçu, promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e a Escola Judicial do Tribunal de Justiça Estado de Goiás (Ejug). Em ambas as comarcas estão disponíveis 32 vagas e os cursos serão ministrados de 11 a 15 de abril, das 8 às 18 horas. Os interessados devem observar todo o conteúdo dos regulamentos (que seguem em anexo com trechos em vermelho que requerem maior atenção do candidato) e encaminhar as solicitações, os currículos e a pretensão de disponibilidade para atuar como mediador/conciliador voluntário especificamente para os e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. É de responsabilidade do candidato inscrito a verificação do seu nome na lista dos selecionados e a confirmação de sua participação no curso. 

Levando em consideração determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução nº 125/2010, Emenda nº 2, o juiz Leonardo Naciff Bezerra, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Uruaçu, alterou o regulamento (cuja retificação está disponibilizada ao final da reportagem) do curso. A divisão ocorrerá em dois módulos, conforme modificação feita no regulamento: o primeiro será de 40 horas de aulas teóricas (os alunos farão uma avaliação no último dia teórico do curso, que deverá ser corrigida pelo devido instrutor) e o segundo, estágio supervisionado (atuando em 10 audiências reais de conciliação, em duas como observador, em duas como co-conciliador/co-mediador e em seis como conciliador/mediador) por no mínimo 60 horas.

Para Trindade, o curso será distribuído também em dois módulos: aulas teóricas de 40 horas e estágio supervisionado de no mínimo 30 horas para os alunos certificados como conciliadores judiciais e mínimo de 60 horas para os alunos certificados como mediadores judiciais. As aulas serão 100% presenciais e caso o interessado não confirme a inscrição, tal ato poderá acarretar na sua substituição automática por outro candidato inserido na lista de espera. O aluno somente poderá iniciar a parte prática (segundo módulo) se for aprovado na teórica. O curso é gratuito, mas considerando o cunho pedagógico, bem como a função social e de cidadania inerentes aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos, os candidatos deverão cooperar com a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis ou um pacote de fralda geriátrica. (Texto: Myrelle Motta – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja o edital do curso de Trindade

Veja o edital do curso de Uruaçu