Após 30 dias da implantação do Fluxo de Aquisição de Produtos e Serviços no sistema Processo Administrativo Digital (Proad) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), o diretor-geral do TJGO, Stenius Lacerda Bastos, entregou, na tarde desta quinta-feira (2), aos servidores responsáveis pelo processo, certificado de reconhecimento pelo desempenho e contribuição ao programa.

“É uma realidade que funciona há 30 dias. O TJGO deu um passo muito grande em pouco tempo e nada mais justo que reconhecer o trabalho de cada um de vocês”, disse o diretor-geral. Segundo ele, os servidores que também fizeram algo de inovador, serão destacados. “Temos a sensibilidade de reconhecer o trabalho que inova e foi o que aconteceu aqui”, afirmou, ao lembrar que a iniciativa repercutiu no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), que procuram o Tribunal goiano para conhecer o processo.

Segundo Stenius Lacerda Bastos, o processo segue a diretriz adotada pela atual gestão do TJGO, presidida pelo desembargador Leobino Valente Chaves, que prioriza a promoção de melhorias constantes no atendimento à área de apoio – magistrados, servidores e jurisdicionado. “Quem trabalha em órgão público sabe da importância desse passo, pela própria complexidade exigida. É algo que realmente merece elogio. Eles se movimentaram em um período muito curto”, observou Stenius Lacerda.

Ao agradecer o reconhecimento, a servidora Ana Cláudia Borges Coutrim ressaltou a importância de ver que esse trabalho impactou a sociedade. “Nossa missão é perceber que a sociedade espera isso de nós. Isto é o início do trabalho. Agora, vamos saber o que precisamos melhorar. Nós podemos transformar o Judiciário”, concluiu.

"Estamos fazendo o nosso papel e quem mais ganhou foi o TJGO. Quando a gente confia, não há cobrança e a Presidência e a Diretoria-Geral confiaram nessa equipe", pontuou o diretor de Informática do TJGO, Luiz Mauro Silveira, também presente na reunião. 

Sobre o processo

Com o apoio da Presidência, a Diretoria-Geral e as diretorias Administrativa e de Informática foram as unidades executoras do processo. O programa foi desenvolvido para proporcionar maior agilidade nos procedimentos relacionados à aquisição de produtos e serviços. De acordo com o diretor-geral, entre os pontos positivos do novo modelo pode-se destacar ainda a modernização, a economia processual, racionalização de rotinas operacionais, fim do papel – proporcionando sustentabilidade – e aperfeiçoamento do controle de atos. “Agora os processos estão mais ágeis e seguindo as mesmas exigências legais”, destacou.

De acordo com a diretora administrativa, Wanessa Oliveira Alves, coordenadora responsável pela elaboração do programa de compras, em apenas 30 dias, há, aproximadamente, 80 processos em tramitação no Processo Administrativo Digital (Proad). O processo foi desenvolvido após a identificação de problemas como, por exemplo, a morosidade no atendimento das demandas de produtos e serviços para as unidades administrativas e judiciárias; elevado quantitativo de processos licitatórios (em média 300 licitações por ano) e outras compras de outras modalidades; complexidade da estrutura organizacional e ausência de padronização documental e de rotinas administrativas.

Além da diretora administrativa, os servidores que participaram da implantação do fluxo de aquisição de produto e serviços do TJGO e receberam os certificados foram Ana Cláudia Borges Coutrim dos Reis, Fernanda Alves Ferreira de Araújo, Leandra Vilela Rodrigues Chaves, César Henrique Gonzaga Januário, Adilson Tessari, Keila Sousa Silva, Murilo Júlio da Silva Negrão, Marcos Nunes Laureano, Luiz Mauro de Pádua Silveira, Glauco Cintra Parreira, Ana Cláudia Bastos Loureiro, Giuliano Silva Oliveira, Wagner Veríssimo, Valdemar Ribeiro da Silva Júnior, Romilson Cordeiro da Cruz, Sampahio Almeida Martins Damaceno, Pedro Ricardo Valente, Fabrício Alves do Nascimento, Ana Flávia Ferreira Antunes, Thaís de Moraes Achcar, Fabíola Alves Carvalho Costa, Gustavo Henrique Gomes e Matheus Ferreira da Rocha. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos