A pintura colonial barroca peruana está em exposição no Espaço Cultural Goiandira do Couto, no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Os quadros, em óleo sobre tela, de autoria do artista e professor de Artes Plásticas peruano Victor Hugo Bravo Romero, fazem uma viagem ao passado latino-americano.

O remanescente da corrente Escuela Cusquenha – arte nascida na cidade peruana de Cuzco – no Brasil, tem mais de 20 anos de experiência nesse tipo de arte pictórica e várias exposições nacionais e internacionais retratando figuras religiosas como anjos e santos, recobrindo-as com mantos da tradição inca. Enquanto seminarista, da ordem franciscana, Victor Hugo se encantou com a arte europeia do século 16, miscigenada à arte peruana.

O artista revela que o sentido da exposição é levar a sua cultura e a sua arte para vários países. “É de grande importância o intercâmbio cultural e a troca de conhecimento”, diz o pintor. Ele também ressaltou que, hoje, muitas pessoas estão cada vez mais longe da arte, da cultura e da leitura. Ele diz que é necessário mais incentivo para que essa distância se reduza e o ensino seja mais amplo. "Está faltando cultura geral", afirma. Os quadros do artista ficarão expostos no TJGO por duas semanas. (Giovanna Cabral de Lima, especial para o Centro de Comunicação Social/Fotos: Hernany César)