A desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis (de amarelo), coordenadora do Comitê de Enfrentamento das Demandas Repetitivas e Complexas, e o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Sebastião de Assis Netto (ao microfone), visitaram, nesta quarta-feira (29), o Programa Acelerar – Núcleo Previdenciário, na comarca de Guapó. A ação é realizada pelo TJGO em parceria com a procuradoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Foram designadas 130 audiências previdenciárias, relacionadas à aposentadoria rural, à Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), de pensão por morte, de auxílio-acidente, por invalidez, por tempo de serviço e de auxílio-doença. Segundo os dados do Núcleo Previdenciário, passaram pelo fórum, até o meio da tarde, cerca de 500 pessoas entre partes, testemunhas e advogados. Além disso, 20 perícias médicas foram realizadas somente pela manhã.

Os magistrados foram recebidos pelo coordenador do Núcleo Previdenciário, juiz Reinaldo de Oliveira Dutra. Eles visitaram as seis bancas em funcionamento no fórum e as instalações do prédio. Sandra Regina destacou a importância do programa na comarca, onde tramitam cerca de 8 mil processos. “Aqui concentramos tudo o que é preciso para que as pessoas saiam com o seu problema resolvido. Há juiz, procurador e advogado”, frisou. Além do juiz Reinaldo Dutra, presidiram as bancas Everton Santos Pereira, Luciano Borges de Silva, Marli de Fátima Naves, Luiz Antônio Afonso Júnior e Gabriela Maria de Oliveira Franco.

 

Números
De acordo com Reinaldo Dutra, somente neste ano, a força-tarefa passou pelas comarcas de Mineiros, Senador Canedo, Jussara, Montes Claros, Aragarças, Crixás, Santa Terezinha de Goiás, Itapaci, Goianésia, Jaraguá, Itaguaru, Itaberaí, Ipameri, Abadiânia, Alexânia e Pontalina, proferindo 1.924 sentenças. Além disso, mais de R$ 10 milhões foram pagos aos segurados. Reforçando esses dados, o magistrado, destacou ainda que 2.673 audiências foram realizadas e 1.290 benefícios foram concedidos, o que significa 48,6%.

Entre os dias 11 e 15, o mutirão segue para Porangatu e Mara Rosa, em seguida vai para São Miguel do Araguaia. Em junho, as comarcas de Campinorte, Estrela do Norte, Rubiataba, Israelândia, Fazenda Nova, Itapirapuã, Uruana, Rialma e Campos Belos também receberão a força-tarefa. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos