Cerca de 400 pessoas passarão pelo 4° Juizado Cível de Goiânia, nesta quinta (23) e sexta-feira (24), durante a realização do mutirão de conciliação. Os trabalhos são coordenados pelo juiz Murilo Vieira de Faria. Para os dois dias de trabalho, foram designadas 200 audiências.

Cinco bancas foram montadas para atender às partes que procuram resolver suas ações. Além do magistrado, o trabalho conta com o auxílio da juíza Nathália Bueno Arantes da Costa. De acordo Murilo Vieira (foto à direita), as ações do juizado se limitam a 40 salários mínimos e devem se enquadrar na Legislação Processual Civil, como cobrança de taxas de condomínio, telefonia, bancos. “A ideia é tentar aproximar o Judiciário da população e diminuir o tempo de tramitação do processo. A iniciativa já vem sendo realizada por outros colegas no Estado, para que possamos melhorar o atendimento cada vez mais”, pontuou.

De acordo com o juiz, a expectativa é de 80% de acordo e, caso isso não ocorra, esses processos serão julgados em, no máximo, cinco dias. 

Segundo o corregedor-geral da Justiça de Goiás (CGJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, a demanda cresce a cada dia nas varas e juizados, por isso, a importância de criar alternativas para melhorar a entrega da prestação jurisdicional.

O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás, Gilmar Luiz Coelho, frisou que o mutirão acelera e resolve rapidamente o conflito, facilitando assim, o acordo entre as partes. “Nossa meta é fazer com que as pessoas conheçam melhor o importante papel do Judiciário e se sintam satisfeitas com os resultados obtidos nos seus respectivos processos”, disse.
O juiz auxiliar da CGJGO, Átila Naves Amaral, lembrou que a iniciativa se estende a outras unidades judiciárias. Além disso, ele frisou que 31% das ações que tramitam no 1° grau - varas e juizados – estão em processos eletrônicos. “Queremos dar celeridade processual e entregar à população uma resposta rápida”, enfatizou.

Apoio
Murilo Vieira fez questão de agradecer o apoio da Presidência do TJGO, da Corregedoria Geral da Justiça, da diretoria do foro, dos servidores e voluntários do juizado. “Sem essa parceria e colaboração não seria possível realizar essa ação”, salientou. O juiz informou ainda que o juizado trabalha com 35 voluntários. “As pessoas se dispõem a nos ajudar e ajudar o próximo também”, observou.

Voluntária na unidade desde o início do ano, Lohanny Lemes Borges acredita que além de ganhar experiência, ela ajuda o próximo. “É muito bom trabalhar em cooperação. Me envolvo e ainda aprendo”, disse.

Pelo 4° Juizado, colaboram também com o mutirão Brunna Katte, Nara Rúbia, Arnaldo Galvão, Pedro Dunck, Priscilla Ribeiro, Allan Barreto, Heitor Moreira, Aline Marques e Joana Neves. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)