O posicionamento do juiz Jesseir Coelho de Alcântara, da 13ª Vara Criminal de Goiânia, sobre a autorização da interrupção da gravidez em caso de microcefalia com previsão médica de morte do bebê, despertou o interesse da BBC Brasil, que fez uma matéria falando sobre o assunto.

A reportagem foi veiculada na terça-feira (26) e repercutiu em todo o País. Jesseir Coelho foi ouvido pelos jornais Folha de São Paulo, Estadão e Diário da Manhã e pelas emissoras de rádio Jovem Pan de São Paulo, CBN de São Paulo e Brasília, além da Record News. Mais de cem sites noticiaram o assunto.

O juiz já autorizou uma série de abortos legais em casos de anencefalia (mal que impede o desenvolvimento cerebral do feto) e outras doenças raras, tendo recentemente decidido numa interrupção de gravidez de 25 semanas, depois que exames pré-natais diagnosticaram o bebê como portador da Síndrome de Edwards. A anomalia é produzida pela Trissomia do cromossomo 18, que compromete vários órgãos, especialmente o cérebro, rins e coração.