A programação do terceiro dia da Semana de Inovação do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), na quinta-feira (22), incluiu a oficina de comunicação “Audiências e likes: Inovação na voz da justiça”, voltada para magistradas e magistrados do Entorno. Realizado em Luziânia, o curso foi ministrado pelos jornalistas Luciano Augusto, Aline Leonardo e Daniela Becker, que explicaram, de forma interativa, as políticas de comunicação do TJGO, as bases do relacionamento com a imprensa e a atuação do Poder Judiciário nas redes sociais.
A Semana de Inovação marca a celebração do quarto aniversário do InovaJus - Laboratório de Inovação, que é uma coordenadoria da Diretoria de Planejamento e Inovação. O evento tem parceria com a Escola Judicial do TJGO (Ejug) e apoio do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça de Goiás (Sindjustiça). Em Luziânia, os magistrados do Entorno foram recepcionados pela diretora do Foro, juíza Célia Regina Lara. “Foi uma iniciativa inovadora e necessária para nós magistrados, que estamos nas comarcas iniciais, intermediárias e de entrância final. Enquanto representantes do Poder Judiciário, nós temos de ter uma relação com a imprensa, com as mídias sociais e aprender a nos comunicar melhor com o jurisdicionado, de forma clara, transparente e compreensível”, afirmou a magistrada (foto abaixo).
A juíza auxiliar da Presidência Marina Cardoso Buchdid (foto abaixo), que supervisiona o InovaJus, enviou um vídeo aos magistrados que faziam a capacitação na comarca e agradeceu o comprometimento de todos e, principalmente, da juíza Célia Lara, que organizou e recepcionou os participantes da oficina. “Fizemos um esforço para realizar a oficina fora da capital para prestigiar os magistrados do Entorno. Essa capacitação para as magistradas e os magistrados não é apenas uma forma de lidar com a mídia – seja interna ou externa – ou com as redes sociais. É um meio para se aprender a comunicar, de maneira eficaz e transparente, as ações e decisões do Poder Judiciário”, observou ela, que também agradeceu todo o apoio do presidente Carlos França na realização da Semana.
Para o diretor do Centro de Comunicação Social, Luciano Augusto, a proposta da Semana de Inovação com a oficina foi, justamente, trazer para os magistrados informações de bastidores, cases e dicas baseados na experiência dos palestrantes com os vários aspectos da mídia tratados na oficina. Além da política de comunicação do TJGO, que norteia as publicações da instituição, também foram repassadas informações sobre relacionamento com a mídia e as potencialidades e desafios das redes sociais. “Nossa ideia é orientar os magistrados sobre as estratégias que usamos para potencializar a divulgação do bom trabalho desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual”, afirmou.
Postura
Para a juíza Illana Rosa Dantas Lents (na foto, de amarelo), da comarca de Planaltina, o curso foi de '‘fundamental importância’, principalmente porque o Entorno do Distrito Federal é uma área em que a criminalidade é elevada. “Nós também lidamos com demandas complexas dentro do Poder Judiciário e, muitas vezes, elas exigem que estejamos acessíveis à população, seja por meio da imprensa, seja por meio das redes sociais”, afirmou ela, para quem a oficina ajudou a entender “a postura que devemos adotar, o comportamento que devemos ter diante de uma situação midiática e como a imprensa pode ser uma aliada, no sentido de dar visibilidade também a determinadas causas que são importantes para a sociedade”.
A juíza Mariana Belisário Esquetino Abreu, de Alto Paraíso de Goiás, afirmou estar muito satisfeita com o resultado da oficina. “Foi primordial. Nunca participei de um treinamento nem parecido com esse. Uma palavra mal empregada, uma frase mal colocada, uma resposta que não é para ser dada – ainda que na tentativa de satisfazer o entrevistador – nós podemos nos comprometer ou colocar em risco a imagem da instituição. Achei sensacional o treinamento”, elogiou.
Participaram também da oficina, os juízes Ailime Virgínia Martins, Alexandre Rodrigues Cardoso Siqueira, Christiana Aparecida Nasser Saad, Cláudia Sílvia de Andrade, Felipe Junqueira D'Ávila Ribeiro, Ítala Conaghai Bonassini Schimidt, Jéssica Lourenço de Sá Santos, Katherine Teixeira Ruellas, Leonardo de Souza Santos, Luciana Oliveira de Almeida Maia da Silveira, Luciana Vidal Pelegrino Kredense, Marcella Sampaio Santos, Marco Antônio Azevedo Jacob de Araújo, Marina Mezzarana Kiyan, Rodrigo Victor Foureaux Soares, Thales Prestêlo Valadares Leão, Victor Alvares Cimini Ribeiro, Sylvia Amado Pinto Monteiro, Pedro Henrique Guarda Dias. (Texto: Aline Leonardo - Fotos: Cecília Araujo - Centro de Comunicação Social do TJGO)