Em comemoração aos três anos de existência do Laboratório de Inovação e Inteligência (InovaJus) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, teve início nesta sexta-feira (3), com a palestra “Princípios da Inovação”, a programação especial para comemorar a trajetória do laboratório.
Ao abrir o evento, o coordenador do InovaJus, juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo de Oliveira Dutra, destacou que a iniciativa foi criada para reunir a magistratura, funcionalismo, todos os colaboradores e partícipes da Justiça para entender os desafios e propor soluções em prol da melhoria dos serviços. “Hoje, estamos aqui para celebrar os três anos do Inovajus. É uma criança que a gente tem cuidado muito para gerar bons frutos para toda a sociedade”, ressaltou.
Ele lembrou ainda que o funcionamento conta com a colaboração de magistrados, servidores e diretores voluntários. “Com esse apoio conseguimos desenvolver alguns projetos: formatamos um plantão judiciário totalmente digital que atende verdadeiramente a população, desenvolvemos projeto de inteligência artificial, entre outros. E pretendemos que o laboratório cresça ainda mais e consiga produzir ganhos para todos”, finalizou, ao apresentar a palestrante.
Palestra
A palestra foi proferida pela servidora Gisele Fessore, do TRF 3ª Região e colaboradora do Ijusplab – primeiro laboratório de inovação do Judiciário. Ela falou sobre os princípios da inovação. Ao iniciar a abordagem, ela destacou o conceito Inovação. Segundo Gisele Fessore, a inovação é um caminho que já é trilhado pela maior parte das universidades e empresas. “Inovação é tudo aquilo que você cria que seja novo ou melhoria de algo que já existe com o objetivo de trazer benefícios e satisfação ao usuário”, frisou.
Gisele Fessore fez um histórico e contextualizou os caminhos da inovação. Ela conceituou a chamada Sociedade 5.0 que, de acordo com ela, é o modelo de organização social em que as tecnologias são usadas para criar soluções para as necessidades humanas, provendo os serviços necessários para o bem-estar. “Nada mais é que uma sociedade baseada na tecnologia e centrada no ser humano. Cidades conectadas. Espaços públicos e serviços mais eficientes com o uso criativo e inteligente das tecnologias que estão a serviço do cidadão sem agredir o meio ambiente”, completou.
De acordo com ela, a tecnologia permite que objetos conectados à rede funcionem de modo autônomo e eficiente por meio da coleta de interpretação de dados. Gisele Fessore destacou ainda que a inovação é essencial para que as organizações possam se adaptar às mudanças tecnológicas, culturais, sociais e econômicas. Ela abordou sobre a inovação no serviço público.
A palestrante explicou ainda o motivo de se criar um laboratório que, para ela, são espaços para experimentação nos quais se buscam novas formas de gerar valor público, modernizar a relação com a sociedade e agregar canais de participação e colaboração. “Desenvolver soluções para problemas complexos com a utilização das abordagens e princípios da inovação; disseminar a cultura da inovação na instituição e para outros órgãos; servir de hub de inovação, conectando setor público, academia, empresas, terceiro setor para iniciativas conjuntas, parceiros e convênio”, citou alguns dos objetivos.
Por fim, Gisele Fessore falou sobre o processo de inovação que começa com a geração de ideias: explorar os conhecimentos e vivências de pessoas de diferentes setores, da liderança à linha de frente; criar canais para capturar as ideias; definir os meios e modos para análise, seleção e priorização e clareza sobre responsabilidades e atribuições no processo de implantação. “Quem cria, inventa e inova são as pessoas! O processo de inovação é a gestão de pessoas, orientada para criatividade, invenção e inovação”, reafirmou.
Facilitadores
Quem tiver interesse em ser facilitador, a equipe do Inovajus fará a seleção dos interessados que devem gostar de mudanças, identificar-se com novas ideias, novos modos de fazer o usual e tecnologia. Gostar de trabalhar com pessoas. Ser flexível. Ter facilidade em falar em público e comunicar-se bem. As inscrições deverão ser feitas, dos dias 3 a 8 de fevereiro clicando aqui . O resultado será divulgado no dia 9 de fevereiro. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)