De forma pioneira, o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, lançou nesta quarta-feira, 7, na abertura do Encontro Regional da 8ª e da 10ª Regiões Judiciárias, em São Luís de Montes Belos, a Plataforma de Atendimento Eletrônico da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás, composta por três sistemas de atendimento que utilizam tecnologia de ponta e inteligência artificial.
Conforme explicou o corregedor-geral, fazem parte desta plataforma, instituída pelo Provimento nº 122/2024 e alinhada às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça e da Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás, a Central de Atendimento da Corregedoria (CAC), a Central de Atendimento do Primeiro Grau (CAP), e o GPTCor (atendimento automatizado).
“Os três sistemas utilizam tecnologia de ponta e trabalham em sinergia, a fim de proporcionar ao usuário uma experiência mais acessível, direta e eficiente. O lançamento dessa plataforma representa um marco significativo na modernização do nosso trabalho e uma mudança na forma como o Judiciário interage com a sociedade”, destacou.
Leandro Crispim lembrou que o mundo contemporâneo está em rápida evolução, com demandas crescentes e novas expectativas da sociedade. A seu ver, é vital que o sistema de Justiça se transforme para atender a essas necessidades.
“A integração da tecnologia em nossas práticas diárias não é apenas uma escolha, mas uma necessidade para manter a eficácia dos serviços prestados”, enfatizou, ao reforçar que a ferramenta trará benefícios aos membros do sistema de justiça, advogados e sociedade.
Manual de orientação do foro judicial
Outra inovação visando o aprimoramento da prestação jurisdicional, foi o lançamento do Manual Prático de Rotina de Expedição, Distribuição e Cumprimento de Mandados Judiciais.
Esse documento é o 5º volume da coletânea lançada na gestão do desembargador Leandro Crispim e integra o projeto de manuais de orientação de rotinas de serviços voltados ao foro judicial. No ato, o corregedor-geral fez a entrega formal do manual à juíza Julyane Neves, diretora do Foro de São Luís de Montes Belos.
“Com esse recurso, esperamos aumentar a eficiência administrativa e melhorar o suporte ao nosso público interno”, ressaltou o corregedor-geral.
Leandro Crispim anunciou ainda uma novidade nesta edição do Encontro Regional: a apresentação de um painel referente à Central Eletrônica de Mandados.
“Essa capacitação já era uma antiga reivindicação dos oficiais de justiça”, ressaltou.
Oportunidade ímpar
Participando virtualmente do evento, o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos França, parabenizou a Corregedoria pela iniciativa de levar mais uma vez ao corpo funcional do Poder Judiciário um rol de capacitações e atividades para aprimorar os serviços prestados aos cidadãos.
“Quem ganha com esses encontros é a nossa sociedade. Somos um Tribunal diamante. Essa oportunidade de qualificação, troca de ideias e debate sobre temas tão importantes é uma maneira eficiente de preparar melhor os servidores (as) e magistrados (as) para os serviços do dia a dia”, frisou, ao reiterar sua gratidão a todos os membros do TJGO pela dedicação e apoio à sua gestão.
Zelo e disposição para servir
Já o juiz Marcus Vinícius Alves Oliveira, coordenador dos Encontros Regionais, evidenciou o zelo na preparação das atividades realizadas nos três dias do encontro que conta com temáticas diversas.
Segundo a juíza Julyane Neves, diretora do Foro de São Luís de Montes Belos, é preciso estar disposto a servir o outro com o coração aberto.
“O jurisdicionado é o destinatário final do nosso trabalho e devemos realizar nosso trabalho sempre com afinco e humanidade. Nesse sentido, o apoio da Corregedoria e da Presidência tem sido primordiais para a melhora do nosso trabalho”, observou.
Vozes contra o assédio, linguagem simples e outros painéis
Na sequência, foram apresentados seis painéis: “Vozes contra o Assédio”, “Sistema Gestão e Controle da CGJGO”, “Linguagem Simples – Clareza e Elegância Textual”, “Projudi/PJD”, “Operacionalidades do Sistema Gestão à Vista” e “Gestão Aplicada no Processo Eletrônico e da Unidade Judicial”.
Foram painelistas a juíza Soraya Fagury, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e à Discriminação do Primeiro Grau; Domingos da Silva Chaves Júnior, diretor de Tecnologia da Informação; Felipe Aires Gonçalves Vieira, assessor correicional e subcoordenador do Foro Judicial; e a professora Gláucia Alves de Mendonça Ferreira, assessora setorial na Secretaria-Geral da Corregedoria.
Dentre os outros palestrantes estão Diego César Santos e Jaquelline Martins e Silva, da Diretoria de Planejamento e Inovação do TJGO; Maria de Fátima da Silva e Susana Silva Araújo, assessoras no gabinete do juiz Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, auxiliar da Presidência do TJGO.
Mesa diretiva e presenças
Compuseram a mesa diretiva o corregedor-geral, os três juízes auxiliares da Corregedoria, Gustavo Assis Garcia, Soraya Fagury Brito e Marcus Vinícius Alves de Oliveira, e a juíza Julyane Neves, diretora do Foro local.
Marcaram presença o secretário-geral Gustavo Machado do Prado Dias Maciel (online), Enidêe Gonçalves, chefe de gabinete do corregedor-geral em substituição; Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas CGJGO; Domingos da Silva Chaves, diretor de Tecnologia da Informação; Ubiratan Alves, assessor de Orientação e Correição; além de magistrados (as) e servidores (as) da 8ª e da 10ª Regiões Judiciárias.
Comarcas integrantes
Além de São Luís de Montes Belos, compõem a 8ª e a 10ª Regiões Judiciárias as comarcas de Aruanã, Goiás, Itaberaí, Itapirapuã, Itapuranga, Itauçu, Jussara, Mossâmedes, Mozarlândia, Nova Crixás, Sanclerlândia, Taquaral de Goiás, Uruana, Aragarças, Aurilândia, Caiapônia, Fazenda Nova, Iporá, Montes Claros de Goiás, Paraúna e Piranhas. Galeria de fotos (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás/Fotos: Agno Santos - Centro de Comunicação Social do TJGO)
Como funcionam as Centrais de Atuação:
Central de Atendimento da Corregedoria (CAC)
Tem por objetivo facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços de informações, reclamações, consultas, sugestões e solicitações endereçadas à Corregedoria-Geral da Justiça, proporcionando um atendimento rápido e eficiente que permite aos usuários que obtenham informações sem a necessidade de deslocamento físico. As opções de atendimento na CAC são por meio do WhatsApp ou pelo site da Corregedoria.
Central de Atendimento do Primeiro Grau (CAP)
A CAP cria um ambiente de comunicação fluido entre jurisdicionados, advogados e diversas unidades judiciais e administrativas. Essa interconexão abrange desde o atendimento virtual até a gestão interna das serventias judiciais e protocolos, promovendo uma sinergia que visa transformar a experiência de quem busca e oferece serviços do Poder Judiciário. O atendimento será por meio do WhatsApp ou pelo site da Corregedoria.
GPTCor (atendimento automatizado)
Utilizando tecnologia de ponta desenvolvida pela OpenAI, o GPTCor é uma inteligência artificial projetada para fornecer respostas imediatas de consultas relacionadas a processos judiciais em trâmite no Poder Judiciário goiano. Esta ferramenta não só acelera o atendimento, mas também garante que os usuários recebam informações precisas e atualizadas a qualquer hora do dia.
O uso de um modelo de inteligência artificial como o Chat GPT (que utiliza aprendizado profundo para gerar texto de forma coerente e contextualizada em conversas de chat, respondendo a perguntas e interagindo com os usuários de maneira natural), auxilia na redução da carga de trabalho, minimiza erros, agiliza a resolução de casos e melhora a qualidade dos serviços prestados pela Corregedoria.