O Poder Judiciário goiano participou do Encontro Nacional da Rede de Governança Colaborativa da Justiça Estadual, realizado na cidade de Fortaleza (CE), nos dias 18 e 19 de novembro, na Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec). Representaram o Judiciário goiano o diretor de Planejamento e Inovação, Diego César Santos; o diretor do Centro de Comunicação Social, Luciano Augusto; a secretária do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental, Raquel Antonini; e o assessor setorial da Diretoria de Planejamento e Inovação, Ilton Machado Borges Junior.



Durante os dois dias de evento, os representantes da Justiça estadual debateram iniciativas em tecnologia, comunicação e sustentabilidade, alinhadas à Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026. Na atual gestão, liderada pelo presidente Carlos França, a gestão estratégica do TJGO é coordenada pelo juiz auxiliar da Presidência, Reinaldo de Oliveira Dutra. Já os temas de sustentabilidade e comunicação social estão sob a responsabilidade da juíza auxiliar da Presidência, Lídia de Assis e Souza.

Governança
Para o diretor de Planejamento e Inovação do TJGO, Diego César Santos, o encontro é uma oportunidade de troca de experiências e integração. “Eventos como esse permitem o alinhamento das experiências dos tribunais, o que é fundamental para aprimorar as práticas de gestão estratégica. O compartilhamento de soluções bem-sucedidas fortalece a governança e nos ajuda a avançar nos desafios institucionais.”

Descarbonização
A secretária de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TJGO, Raquel Antonini, apresentou a prática “Gestão de Resíduos e Descarbonização: Reciclagem da Borra de Café no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás”. Ela destacou o reaproveitamento de materiais e as práticas de descarte consciente realizadas pelo TJGO, com ênfase na sustentabilidade. “Trouxemos uma prática que inova a gestão de resíduos, pois alinha princípios ambientais, sociais e econômicos ao novo compromisso do Poder Judiciário com descarbonização. Importante enxergar a sustentabilidade como critério de desenvolvimento dos Tribunais, pois essas ações reforçam o compromisso do Poder Judiciário com o futuro sustentável".

Comunicação Estratégica
A comunicação estratégica foi outro tema de destaque no Encontro Nacional da Rede de Governança Colaborativa, ressaltando sua importância para o fortalecimento do diálogo entre os tribunais e a sociedade. Foi pontuado, contudo, que ainda há um desconhecimento significativo sobre o papel estratégico do setor de comunicação dentro dos tribunais. O debate reforçou que a comunicação eficaz é essencial para legitimar as ações do Judiciário e ampliar a transparência institucional, contribuindo para o engajamento social e a construção de uma imagem positiva.

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço