O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, recebeu, nesta terça-feira (4), os deputados federais Domingos Dutra (PT-MA), Érica Kokay (PT-DF) e Padre Ton (PT-RO), membros da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.
Na ocasião, os parlamentares apresentaram relatórios da Comissão e transmitiram preocupação com relação ao crime organizado em Goiás e no País. Também estiveram presentes na reunião a deputada federal Marina Sant’anna e os deputados estaduais Mauro Rubem e Major Araújo.
“A questão do crime organizado é um enfrentamento nacional, por isso precisamos unir as forças”, ressaltou o presidente da Comissão, Domingos Dutra. Ao analisar a situação, Leobino Chaves se colocou à disposição do grupo de trabalho. “O Judiciário tem a função de acolher e proteger a sociedade. Assim, estamos prontos para agir e atendê-los no que for possível”, frisou.
Também presente à reunião, o juiz-auxiliar da Presidência do TJGO, Wilson da Silva Dias, apresentou sugestões à Comissão e algumas medidas que estão sendo adotadas pelo Tribunal goiano que podem ajudar a resolver o problema. “Ampliamos a atuação do Programa Justiça Ativa, que dá celeridade ao julgamento das ações do âmbito criminal e aos processos que se referem aos crimes dolosos contra a vida e os que ainda não receberam sentença. O mutirão atende metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do órgão da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp)”, afirmou Wilson Dias. (Texto: Arianne Lopes / Foto: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)