O coordenador adjunto da Coordenadoria de Igualdade Racial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), juiz Hugo de Souza Silva, e a magistrada integrante do grupo, juíza Érika Barbosa Gomes Cavalcante, participaram, no dia 5 de novembro, do seminário "Boas Práticas em Equidade Racial no Judiciário", promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento foi realizado na sede do Conselho, em Brasília, com o objetivo de promover práticas inovadoras sobre a equidade racial implementadas no Poder Judiciário brasileiro.
“Precisamos reafirmar o compromisso das instituições que compõem o Poder Judiciário na defesa da igualdade racial. O seminário proporcionou uma relevante oportunidade para aprendermos com a experiência de outros tribunais e compartilharmos nossos projetos, para concretizar direitos das pessoas negras, especialmente o direito de acesso aos cargos públicos e espaços de poder”, ressaltou o coordenador adjunto da Coordenadoria de Igualdade Racial do TJGO, juiz Hugo de Souza Silva.
Roda Antirracista
Durante o seminário, no painel Iniciativas de Formação e Sensibilização, a juíza Érika Barbosa apresentou o projeto “Roda Antirracista: Diálogos para a Democracia Racial”. Na ocasião, foram distribuídos exemplares da Cartilha Antirracista elaborada pelo Comitê de Igualdade Racial do TJGO.
“A Cartilha Antirracista do TJGO tem sido uma importante ferramenta de conscientização, utilizado com frequência nos diálogos da roda antirracista”, destacou a magistrada Érika Barbosa, durante a apresentação. Ela ressaltou que o material foi cuidadosamente criado pelo Comitê de Igualdade Racial do TJGO com a finalidade de reconhecer a necessidade de institucionalização do debate sobre o racismo no Poder Judiciário brasileiro, promovendo discussões e reflexões para a eliminação da desigualdade racial.
O projeto do TJGO, foi aprovado como boa prática pelo Conselho e cadastrado no Banco de Boas Práticas do CNJ, no Eixo Temático de Equidade Racial. Na oportunidade, os vencedores do Prêmio Equidade Racial do CNJ foram anunciados pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso.
Também participaram do seminário, o secretário da Coordenadoria, Afonso Rodrigues Bruno Neto, e os servidores da Diretoria de Inovação e Planejamento do TJGO, Sherloma Starlet Fonseca Aires e José Humberto Nunes Duarte Júnior.