Com a expectativa de julgar o máximo de processos possíveis de crimes dolosos contra a vida distribuídos até 31 de dezembro de 2009, conforme meta da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), no Estado de Goiás foram definidos 248 processos para serem julgados na 2ª Semana Nacional do Júri, que será realizada de 13 a 17 de abril. A finalidade do esforço concentrado é dar efetividade à execução, além de atualizar as pautas de audiência. 

O evento ocorre em todas as comarcas do País, conforme deliberação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em conjunto com todos os Tribunais de Justiça do País. Dentre os 248 júris, 15 processos serão julgados na comarca de Anápolis, escolhida como a Comarca Enasp 2015 em razão do número de processos que se encaixam na meta. A Comarca Enasp tem o objetivo de atuar na redução de processos referentes a crimes contra a vida e cumprir a Meta de Persecução Penal da Enasp, que consiste em julgar as ações penais de homicídios dolosos. Na Semana Nacional do Júri serão julgados também processos que não estão na meta.

No ano passado, 2.442 processos foram julgados em todo o País na Semana Nacional do Júri. Em Goiás, foram julgados 205 processos pelos Tribunais do Júri em 66 comarcas participantes. (Texto: Jéssica Fernandes - da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)