Apresentação

 

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O QUE  É A OUVIDORIA GERAL?

Surgiu na Suécia, em 1809, o embrião do que se tornaria a Ouvidoria. O parlamento elegia uma pessoa, para atuar como defensor dos interesses do povo, servindo como uma ponte entre o Governo e a população. Esta figura era conhecida como Ombudsman, que representa o cliente e está ligado às instituições privadas.
A Ouvidoria defende o cidadão e está relacionado às instituições públicas. Atualmente a Ouvidoria Geral é um canal de comunicação e mediação entre o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e a sociedade. 
Entende-se que a Ouvidoria é um espaço onde o cidadão pode manifestar suas críticas, obter informações, expor sugestões e apresentar denúncias e elogios quanto aos serviços prestados pelo Tribunal de Justiça de Goiás. O Ouvidor assume um papel de mediador entre o cidadão e a instituição, a fim de solucionar o problema sem que haja danos para ambas as partes.

QUAL OBJETIVO DA OUVIDORIA GERAL?

O objetivo da Ouvidoria é, a partir da manifestação do cidadão, melhorar a qualidade do atendimento do Tribunal de Justiça de Goiás, identificar os gargalos e propor ações corretivas que possam transformar em atendimento de excelência.
A Ouvidoria leva à população uma efetiva resposta de seus clamores em relação aos serviços oferecidos e busca que o mesmo tenha suas necessidades atendidas. Responde com clareza a todas as informações solicitadas e orienta como proceder para solucionar o problema apresentado, com a intenção de melhorar a qualidade do atendimento e minimizar o distanciamento entre Poder Judiciário e população.

COMO FUNCIONA?

Os canais de comunicação serão dinamizados através do Sistema Informatizado de Ouvidoria , que possui ferramenta desenvolvida para atender as demandas do Poder Judiciário.
O Sistema (OMD), possui versatilidade para a atendimento de um número ilimitado de usuários com recebimento de manifestações e envio de respostas por múltiplos canais. É um importante instrumento de gestão, emitindo relatórios gerenciais dinâmicos, gerando informações estatísticas abrangendo toda a Instituição.
A ouvidoria recebe os elogios, críticas, dúvidas, sugestões, reclamações e denuncias, analisa e procura encaminhá-las para os devidos setores, recomendando medidas possíveis para a solução ou a prevenção das falhas detectadas. Depois da mensagem (manifestação) ser examinada, será no prazo de no máximo cinco dias respondida. A Ouvidoria comunica o parecer ao manifestante e ao setor competente. Ela funciona como um canal, mais humano, de interlocução com o público.

 

IDENTIFICAMOS VÁRIOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO:

Atendimento Pessoal - Para atendimento do cidadão, no térreo do prédio do Fórum de Goiânia - Rua 10 Nº 150 - Sala 181 - Térreo do Fórum, Setor Oeste - Goiânia-Goiás - CEP: 74.120-020.

Atendimento Telefônico - Pelos números: (62) 3216-4185, 3216-2727, 3216-2728, 3216-2088 e 3216-2741 ou 0800-648-6464.

VANTAGENS AO PODER JUDICIÁRIO

  • Relacionamento democrático com a sociedade;
  • Identificação de necessidades;
  • Melhor direcionamento das ações corretivas;
  • Avaliação do grau de satisfação da população;
  • Racionalização e gerenciamento dos recursos públicos;
  • Credibilidade e fortalecimento da imagem da instituição junto à população.

VANTAGENS AO CIDADÃO

  • Direito ao exercício da cidadania;
  • Relacionamento democrático com a administração pública;
  • Disposição de canais de fácil acesso para expressar a sua opinião quando aos serviços prestados;
  • Acesso gratuito;
  • Facilidade no uso de serviços;
  • Respostas formal da solicitação;
  • Centralização de solicitações/reclamações do atendimento.