A implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificada (Seeu) segue avançada no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Foi realizado nesta segunda-feira (19), a apresentação e capacitação, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para os magistrados das comarcas da capital e do interior. Na semana passada, cerca de 70 servidores que atuam na execução penal também passaram pelo curso.

A capacitação faz parte da força-tarefa instituída pelo TJGO para a implantação do Seeu, sistema nacional que será obrigatório para todos os tribunais do país até o final de 2019. O curso foi ministrado pelo servidor Márcio Barrim Bandeira, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), convocado pelo CNJ e mediado pelo juiz do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) e que representa o CNJ, Albino Coimbra Neto.

“O Seuu foi desenvolvido em parceria com o TJPR e permite o controle informatizado da execução penal e das informações relacionadas ao sistema carcerário brasileiro em todo território nacional”, frisou Albino Neto. Segundo ele, a capacitação foi planejada para que os magistrados e servidores sintam na prática como o sistema realmente funciona.

Segundo o juiz auxiliar da presidência do TJGO, Cláudio Henrique Araújo de Castro, todos os sistemas de execução penal do país serão substituídos pelo Seeuu. Um sistema dinâmico, de acordo com ele, possibilitando que os processos tenham uma tramitação mais rápida e adequada. “Acredito que, em breve, até o fim do ano, o Poder Judiciário vai ter um levantamento da real situação da execução penal em todo o Brasil, e, com isso, poderemos fazer um planejamento melhor da política de execução penal do país”, salientou.

O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás, Donizete Martins de Oliveira, que representou o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, fez citações de alguns magistrados para ressaltar a importância do Seeu. “O sistema tem se tornado uma das melhores ferramentas do mundo em execução penal, garantindo em tempo real os direitos dos presos”, leu ao desejar bom proveito do curso aos magistrados goianos. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)