A juíza Eugênia Bizerra de Oliveira Araújo, da comarca de Goianira, condenou nesta quinta-feira (18), 13 pessoas por crimes relacionados ao tráfico de drogas na cidade. O grupo era comandado por uma família, por isso a operação foi batizada de Policarpo (sobrenome de muitos dos envolvidos) e deflagrada pela Polícia Civil. Os integrantes do grupo atuavam no tráfico de drogas em Goianira e em Goiânia e também tinham envolvimento em homicídios.

As condenações estão relacionadas a crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse irregular de arma de fogo e associação criminosa. Cada um com seus crimes e respectivas penas. A magistrada reconheceu a materialidade e autoria dos crimes, que restaram devidamente comprovadas por interceptação telefônica, pelos autos de prisão em fragrante e pelos depoimentos colhidos em juízo.

Consta dos autos que, entre os meses de junho e setembro de 2014, os condenados se associaram entre si com adolescentes, para a prática reiterada do crime de tráfico de drogas. A operação durou cerca de quatro meses e com eles foram aprendidos dinheiro, armas e drogas.

Segundo a denúncia, foi após várias apreensões de drogas na cidade que a Polícia Cívil começou a investigar membros de mesma família que atuavam no tráfico. Com isso, os policiais civis de Goianira encontraram um laboratório de drogas situado em uma residência no Setor Verdes Mares, em Goianira. Na oportunidade, foram apreendidas maconha, crack, insumos para o preparo de drogas (ácido bórico e cafeína), éter, pasta base de cocaína, balanças de precisão, uma prensa, além de uma forma e um liquidificador, impregnados de cocaína.

Todos foram condenados em regime fechado.

Veja a pena e os crimes imputados a cada um dos réus: 

Aparecida Policarpo de Brito: condenada a 14 anos e 11 meses pelos crimes de tráfico, associação ao tráfico e posse irregular de armo de fogo.

Keila Lorraine Policarpo de Brito: condenada a 11 anos e 8 meses pelos crimes tráfico e associação ao tráfico.

Maycon Divino Policarpo de Brito: condenado 9 anos e 4 meses pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico.

Artur Simões: 10 anos e 6 meses pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico.

Giovan Edir da Silva: 16 anos e 7 meses pelos crimes de tráfico, associação ao tráfico e associação criminosa.

Jaqueline Silva Morais Rodrigues: 12 anos e 1 mês pelos crimes de tráfico, associação ao tráfico e associação criminosa.

Eduardo Gomes de Carvalho: 13 anos e 2 meses pelos crimes de tráfico, associação ao tráfico e associação criminosa.

Jhonatan Maycon Fernandes Sales: 11 anos e 4 meses pelos crimes de tráfico, associação ao tráfico, associação criminosa e posse irregular de arma de fogo.

Diego Justino Campos: 10 anos e 6 meses pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico.

Kennedy Barreto Silva: 10 anos e 4 meses pelos crimes de tráfico, associação ao tráfico e posse irregular de arma de fogo.

Joseilde Cláudia dos Santos: 12 anos e 8 meses pelos crimes de tráfico, associação ao tráfico e posse irregular de arma de fogo.

Islainy Kelly Policarpo de Souza: 4 anos e 8 meses por associação ao tráfico.

Isaías Carlos da Silva: 4 anos e 8 meses por associação ao tráfico. (Texto: Arianne Lopes – Centro de Comunicação Social do TJGO)