Diramira Divina Andrade Silva, de 55 anos, contratou um frete e pagou 400 reais, cujo pagamento foi parcelado em quatro vezes, para conseguir se aposentar nesta quarta-feira (4), no fórum da comarca de Aragarças, onde está sendo realizado o Projeto Acelerar - Mutirão Previdenciário. A audiência foi presidida pelo juiz Reinaldo de Oliveira Dutra, que concedeu a antecipação da tutela para determinar que o INSS implante o benefício de aposentadoria por idade rural, no prazo de 60 dias, a Diramira.

Ela mora no Assentamento Rural Oziel Alves Pereira, localizado a 150 quilômetros da comarca. O local foi criado em 2004 e é um dos maiores do Estado de Goiás, abrigando quase 600 famílias. “Vivemos com 500 reais por mês, por isso dividi o valor, mas ter a minha aposentaria não tem dinheiro que pague”, afirmou.

Às 5 horas, o motorista estacionou em frente à casa de Diramira para que chegassem no fórum um pouco antes do horário da audiência, que estava marcada para as 8h30. “Ele me pegou primeiro e depois passamos na casa das duas testemunhas. Durante a viagem, não consegui dormir. Só pensava no que aconteceria hoje”, contou, ao ser questionada o que fez no trajeto que durou um pouco mais de três horas. “Nem vou conseguir dormir de tanta felicidade e olha que serão mais três horas de volta em estrada de chão”, disse.

Ela conta que, com o dinheiro, ajudará a pagar as contas que estão atrasadas e depois tentar reformar a casa. “Lá é chão batido e o banheiro fica fora da casa. Quero morar melhor com meu marido que não está muito bem da saúde”, relatou. Segundo ela, o marido ainda não tem idade para aposentar, mas trabalha como diarista em uma lavoura perto do assentamento. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos