Em sessão presidida pelo juiz Jesseir Coelho de Alcântara, realizada na manhã desta quarta-feira (21), o conselho de sentença do 1º Tribunal do Júri de Goiânia absolveu o costureiro Welber Lopes de Almeida, pronunciado pela tentativa de homicídio dos policiais Carlos Emídio da Silva Filho e Ciro Rocha Nascimento. Apesar da denúncia, os  jurados não reconheceram a materialidade do crime, ficando, consequentemente, prejudicados os demais quesitos.

O fato ocorreu em dezembro do ano passado, no Setor Norte Ferroviário, quando Welber juntamente com o menor Lucas Rodrigues de Jesus, visando fugir do cerco policial após roubarem a residência Paulo Pereira Silva, entraram na casa do vizinho, Siro Suzuki, a quem fizeram de refém. Com a chegada da polícia, segundo os agentes, houve troca de tiro, momento em que Lucas Rodrigues foi atingido e morreu.

Segundo a versão de Welber Lopes, no entanto, não houve troca de tiros. Ele afirmou que os policiais chegaram na residência e executaram seu comparsa.

Em razão de não haver esclarecimento sobre a forma com que o menor foi morto, o Ministério Público (MP), durante a fase de debates orais, requereu que o procedimento fosse devolvido ao delegado de polícia para apurar o homicídio.  Pleiteou, ainda, que fosse aberta uma sindicância para instaurar inquérito administrativo afim de investigar os policiais envolvidos no caso. Os pleitos foram acolhidos pelo magistrado.

A sessão marcou o lançamento oficial de júris transmitidos via internet. Veja como foi implantada a iniciativa. (Texto: Jovana Colombo / Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)