06quirinopolisO juiz Felipe Morais Barbosa (foto), da Vara Criminal de Quirinópolis, e a representante do Ministério Público do Estado de Goiás, Fernanda Balbinot, organizaram uma reunião, nesta quarta-feira (5), para discutir o restabelecimento do regime prisional semiaberto na comarca. O regime semiaberto foi desabilitado no dia 18 de junho de 2013, devido às ausências de segurança e de estrutura adequada.

Todas as autoridades presentes se comprometeram a empreender esforços para restabelecer o regime semiaberto na cidade. Para isso, receberão apoio financeiro do Conselho da Comunidade e da Execução Penal, do Conselho Comunitário de Segurança, dos municípios de Quirinópolis e Gouvelândia, além do apoio logístico e operacional da Polícia Militar do Estado de Goiás e do Grupo de Operações Regionais Especiais (Gore).

Discorreram também sobre a comunicação do restabelecimento, das novas condições do regime aos reeducandos que cumprem pena neste regime prisional e sobre a audiência admonitória una designada para o dia 18 de agosto de 2015. O juiz observou que os esforços empreendidos são fundamentais para o restabelecimento da tranquilidade social local, respeito às regras da execução penal e a efetividade do tríplice caráter da sanção penal.

Participaram da reunião o presidente do Conselho da Comunidade e da Execução Penal, Marcos Divino Ferreira Santos; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Avenir Soares Bernardes; o comandante da 12ª CIPM, major Marcos Vinícius Pinto Batista; o gerente da 2ª Gerência Regional Prisional do Sudoeste, Régis Paschoal; o diretor responsável pela unidade prisional local, Luiz Renato Lima Vieira; os prefeitos de Quirinópolis e de Gouvelândia, Odair Resende e José Neto do Nascimento Januário. (Texto: Gustavo Paiva – estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)