Com o objetivo de dar eficiência na gestão e andamento dos processos no âmbito do primeiro grau de jurisdição, será implementado, nesta segunda-feira (29), o Sistema Controle, que poderá ser acessado por meio do portal da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO). 

O uso do sistema permitirá gerir, em critérios definidos pela CGJGO, o andamento dos processos, além do percentual do volume de processos de todas as comarcas do Estado, por comarca e por unidade judicial. Além disso, será possível acompanhar processos que estão aguardando providência da escrivania há mais de seis meses, além daqueles que estão aguardando feitura de cálculo há mais de um ano ou aguardando devolução de mandados há mais de seis meses.

Pelo Sistema Controle também será possível verificar processos com carga ou vista para advogado e Ministério Público há mais de cem dias; remetidos à delegacia de origem há mais de um ano; arquivados provisoriamente há mais de dois anos; autuados há mais de cinco anos e, ainda, em tramitação para determinada natureza, além daqueles cujo último andamento foi dado há mais de um ano ou que tratem de preso provisório há mais de cem dias e mandados de prisão com validade vencida.

Com gráficos, relatórios analíticos e sintéticos em PDF e em tela, todos on-line, poderão ser emitidos através do Sistema Controle, sem a permisão e (ou) solicitação das áreas de gerenciamento da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás. Com o sistema, magistrados e servidores do Estado poderão acompanhar o tempo de paralisação do processo.

"Essa ferramenta foi desenvolvida para que seja atrativa com gráficos bem elaborados em pizza, percentuais, colunas e odômetro para facilitar o entendimento e visualização. Ela também foi adaptada para acesso nos navegadores web, smartphones e tablets", pontuou o diretor do departamento de tecnologia da CGJGO, Antônio Pires.

O Sistema Controle será utilizado pela Assessoria de Orientação e Correição, com relatórios on-line e em tempo real para a inspeção eletrônica. A ferramenta foi desenvolvida pela equipe da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás com o auxílio da área de Tecnologia da Informação da CGJGO. O sistema será alimentado diariamente por uma carga de inventários de todos os processos de primeiro grau oriundos do SPG, Projudi e Pje. (Texto: Jéssica Fernandes - da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás)