A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug) e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) promovem nesta semana o curso de Mediação e Conciliação Judicial para alunos e graduados da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A capacitação tem chancela e instrutores formados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e visa à formação de força de trabalho para audiências conciliatórias no 4º Juizado Especial Cível – que funciona dentro na instituição acadêmica  – bem como nos demais Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Na turma, que começou nesta segunda (22) e vai até a próxima sexta-feira (26), são 32 alunos – os estudantes receberão certificado para conciliadores, enquanto os já formados, de mediadores, uma vez que para essa função o pré-requisito é ter curso superior. Segundo o juiz coordenador do Nupemec, Paulo César Alves da Neves (foto à direita), futuramente, a capacitação será oferecida para discentes de mais cursos da UFG, como Serviço Social e Psicologia, a fim de formar equipes multidisciplinares.

Segundo Paulo César Alves da Neves, há um grande trabalho do TJGO em “investir em formação de mediadores e conciliadores, a fim de exercer as práticas com qualidade, atendendo à demanda do novo Código de Processo Civil (CPC)”.

O cadastro do Estado de Goiás totaliza cerca de 800 conciliadores e 200 mediadores, ainda conforme o magistrado. “Neste ano, vamos promover vários cursos, com o objetivo de duplicar esses números de profissionais aptos”, afirmou o magistrado, adiantado que já há programação para Ceres e Goianésia.

Para o juiz titular do 4º Juizado Especial Cível, Murilo Vieira (foto abaixo, à esquerda), a capacitação realizada no âmbito acadêmico contribuiu para “incentivar a cultura da conciliação e mediação como uma solução alternativa e, ainda, sensibilizar a sociedade quanto à importância diálogo, em vez da litigância”.

Na ocasião, Murilo Vieira aproveitou para agradecer o empenho da gestão do desembargador Leobino Valente Chaves na presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A fim de aprimorar essa prática na unidade judiciária, inclusive, o magistrado adiantou que há o planejamento de criar um Cejusc no local, sendo que o requerimento já foi enviado à reitoria da UFG.

Aluno do 8º período de Direito, Bruno Oliveira Adorno (foto à direita) é um dos futuros conciliadores. “É muito interessante poder participar desta turma ainda na graduação, é mais uma forma de utilizar os conhecimentos adquiridos no curso para efetivar o acesso da sociedade à Justiça”. (Texto: Lilian Cury/ Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)