Buscar por notícias

Calendário de Notícias

Outubro 2017
S T Q Q S S D
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5
 

Notícias do TJGO

Presidente se reúne com juízes da região Sul e destaca importância da valorização do 1° grau

Magistrados da região Sul do Estado receberam, nesta sexta-feira (10), a visita do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho. O desembagador-presidente participou do 3° Encontro Estadual da Magistratura Goiana, promovido pela Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), em Catalão. A valorização do Primeiro Grau de Jurisdição foi o principal tema discutido.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o número de processos em tramitação na Justiça brasileira ultrapassou 100 milhões. Esse quantitativo aumenta a cada dia. A preocupação com o tema foi mostrada durante o encontro entre o presidente e os magistrados goianos.

O desembargador-presidente, acompanhado do Ouvidor do TJGO, desembargador Itamar de Lima e do presidente da Asmego, juiz Wilton Müller Salomão, falou um pouco de seu perfil e lembrou que “o gestor tem que andar para conhecer a realidade”. Gilberto Marques enfatizou a importância da valorização do Primeiro Grau e fez um breve relato de sua atuação quando esteve à frente da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJGO).

O presidente do TJGO disse aos magistrados que, ao enfrentarem qualquer problema, comuniquem a ele. “Nosso ideal é a prestação jurisdicional. Estou à disposição. Tenho o entendimento de que todos nós devemos ser recebidos bem. Quando a pessoa bate à porta do fórum, ela já não tem outra alternativa e nosso dever é atendê-la”, ressaltou. “A gente tem que sentir o drama daquele que está do outro lado da mesa. Se eu me a propus ser magistrado, eu tenho que aceitar os encargos. Temos muitas responsabilidades”, completou.

Wilton Müler falou da importância de juntos buscarem possíveis soluções para os problemas não só da magistratura, mas também de cada comarca. “Juntos podemos discutir as soluções para problemas enfrentados no primeiro grau, tais como a sobrecarga de processos e a necessidade de se criar novas varas”, frisou, ao lembrar da expectativa diante da gestão do desembargador Gilberto Marques.

Também participaram do encontro os juízes Marcus Vinícius Ayres Barreto (diretor do Foro de Catalão); Leonys Lopes Campos Silva (Catalão); Antenor Eustáquio Borges (Catalão); João Corrêa de Azeveo Neto (Ipameri); Fabíola F. F. Medeiros Pitangui (Caldas Novas); Márcio Antônio Neves (Cumari); Nunziata Stefania Valenza (Corumbaíba); Maria Antônia de Faria (Ipameri); Luiz Antônio Afonso Júnior (Ipameri); Hugo Gutemberg Patiño de Oliveira; Vívian Martins Melo Dutra (Acreúna) e Reinaldo de Oliveira Dutra (diretor das coordenadorias regionais da Asmego).

Opiniões
“É extremamente importante a presença do desembargador-presidente ouvindo os questionamentos e sugestões dos juízes de primeiro grau, notadamente os juízes do interior revelando uma postura democrática e inovadora”, afirmou Maria Antônia de Faria (de rosa), Juíza da 2ª Vara de Ipameri. “Um evento importante para ouvir os anseios dos magistrados e conhecer a realidade de cada juiz e comarca,” apontou Fabíola Fernanda Feitosa Medeiros Pitangui (de vermelho), titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Caldas Novas. 

“Um encontro dessa magnitude tende a fortalecer a união entre a magistratura goiana e, o que é melhor, a presença do presidente faz com que sejam estreitados os laços criando forte aproximação entre o 1° e 2° grau de jurisdição. É isso que temos sentido desde a posse do atual presidente que tem primado pela união da classe”, disse João Correa de Azevedo Neto (de preto), diretor do Foro da comarca de Ipameri. “Os encontros regionais da Asmego principalmente com a presença do presidente do TJGO é um importante passo para a interação e análise das dificuldades enfrentadas pelos juízes no exercício de sua jurisdição. Com o evento, há discussões em busca das soluções adequadas para melhorar a prestação jurisdicional que e a nossa principal meta”, afirmou Leonys Lopes Campos Silva (de camisa e gravata), juiz do 2º Juizado Especial Cível e Criminal.

“A presença do presidente nas comarcas do interior demonstra a preocupação dele com os jurisdicionados, os juízes e servidores de todo o Estado”, ponderou Márcio Antônio Neves (de camisa rosa), juiz de Cumari. “Em sua visita a 9ª Região Judiciaria, o presidente Gilberto demonstrou sua já reconhecida habilidade ao ouvir os magistrados do interior e sinalizou boa vontade e empenho em entender os pleitos para a melhoria da prestação Jurisdicional”, declarou Nunziata Stefania Valenza Paiva (foto à direita), juíza de Corumbaíba. 

 

Visita
Após a reunião, Gilberto Maques, o desembargador Itamar e Wilton Müller encontram-se com o prefeito e Catalão, Adib Elias (foto ao lado). Na oportunidade, receberam camisetas do time da cidade, do Crac. Leonardo Rocha, procurador-geral do município também participou.(Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos do evento