Netos, bisnetos e uma trineta do 1º juiz da comarca de Goiânia, Heitor Moraes Fleury, marcaram presença nesta quinta-feira (29) na solenidade de nominação do novo Fórum Cível da capital e de transferência do busto do homenageado, que se encontrava na antiga sede do fórum,  na Rua 10, no Setor Oeste, e que passou  a fazer parte do complexo do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

O presidente do TJGO, desembargador Gilberto Maques Filho, afirmou que estava feliz em viver este momento e de fazer Justiça à família do magistrado “que tem raiz e história em Goiás”.  O desembargador-presidente afirmou que tem uma convivência estreita com a família e que a figura do juiz representa muito para o Poder Judiciário. “Foi quem ajudou Goiânia a nascer e também o responsável pela legalização dos primeiros imóveis para residência na nova capital. Foi um  homem ímpar na história do Estado de Goiás, não só no Poder Judiciário, mas também como gestor público”, observou Gilberto Marques Filho.

A diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Maria Socorro Afonso da Silva, discorreu sobre a vida do juiz Heitor Moraes Fleury, afirmando que era um homem “simples, capacitado e excelente profissional” e  que nesta data “cabe novamente a homenagem, de um homem  que se destacou no contexto histórico de Goiás”.

Também o presidente da Comissão Cultural do TJGO, desembargador Itaney Francisco Campos, afirmou ser a homenagem merecida e que, deferência assim, afasta o temor de que a modernidade esqueça aqueles que realmente contribuíram para o engrandecimento da história e da cultura do Estado. Representando o governador José Eliton Figueiredo Júnior, o secretário de Estado da Casa Civil, Fernando Tibúrcio Peña,  ponderou que “o TJGO, na figura de seu presidente, promove um ato de reverência, preservação e respeito pela nossa memória coletiva ao transferir o busto do Dr. Fleury para esta nova casa”.

Em nome da família do homenageado, falou o seu bisneto, advogado Telmo de Alencastro Veiga Filho. Ele afirmou ser uma honra para todos os familiares a homenagem e que a exatos 83 anos a comarca de Goiânia estava sendo  instalada e um dos primeiros atos do governo de então foi a nomeação e posse do primeiro juiz local, aprovado em concurso, Heitor de Moraes Fleury.

“Manter-se, neste belíssimo e moderno fórum, o nome do  Dr. Heitor de Moraes Fleury, é como trajá-lo com novas vestes, com novo ânimo com nova vida. Em tempos de memórias efêmeras e de desprezo à história, rememorá-lo com a presente honraria é mais que conhecer e relembrar o passado, é demonstrar respeito pela história de nosso Estado e por aqueles que a construíram. É prestar as devidas homenagens a quem, lá naquele longínquo 1935, já via a importância e a necessidade do magistrado para a sociedade”, ressaltou Telmo de Alencastro Veiga Filho.

Currículo

Heitor de Moraes Fleury nasceu na antiga capital de Goiás, hoje cidade de Goiás, em 3 de julho de 1889. São seus pais Augusta Luiza de Moraes Fleury e João Fleury de Camargo. Caçula de 13 filhos, iniciou seus estudos em Corumbá de Goiás, onde fez o primário. Com a mudança de sua família para a capital do Estado, matriculando-se no Lyceu de Goiás. Em 1912, casou com uma prima com quem teve 13 filhos. Em 1913 foi nomeado Tabelião do 2º Ofício, cargo que exerceu até 1929. Com a fundação da Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais,  em 1917, na cidade de Goiás, Heitor de Moraes Fleury nela se matriculou, colando grau de bacharel em 1920. Faleceu em 1972. Ele deixou 24 netos e muitos outros bisnetos.

A solenidade contou com as presenças do secretário de Segurança Pública de Estado de Goiás, Irapuan Costa Júnior; o procurador-geral do Município de Goiânia, Brenno Kelvys Souza Marques, representando o prefeito Iris Rezende; o desembargador Ney Teles de Paula; juízes auxiliares da Presidência Romério do Carmo e  Maria Cristina Costa, assim como o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás, Cláudio Henrique Araújo de Castro; o secretário Municipal de Cultura Kleber Adorno, bem como de diretores de área do TJGO, magistrados, familiares e amigos do homenageado e servidores do Poder Judiciário. (Texto:Lílian de França/Fotos;Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos