O documentário Kalunga Terra de Sonhos, produzido pela equipe do programa Agenda Judiciária nº 128, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), foi exibido nesta sexta-feira (11), no 9º Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), realizado em São Paulo. Realizada durante visita do Programa Justiça Educacional do TJGO ao município de Cavalcante, a reportagem de Geovane Gomes, com produção da jornalista Maria Lúcia Viana e imagens do cinegrafista Agnaldo Teixeira emocionou os participantes do evento. 

“Para a maioria da população, até mesmo para quem mora na capital, o acesso à Justiça parece algo distante ou até impossível. A visita da juíza à comunidade, além de explicar o funcionamento da Justiça, certamente planta nas crianças o desejo de estudar, trabalhar, exercer a cidadania”, observou o jornalista João Camargo Neto. “Senso de justiça os meninos entrevistados no vídeo já têm, pois, em todos os depoimentos, demonstram a vontade de terem profissões que ajudam as pessoas”, complementou. 

Além da emoção que sentiu ao assistir ao vídeo, a jornalista sergipana Denise Rodrigues ressaltou os méritos do Projeto Justiça Educacional, alvo da matéria. “O material é muito bem produzido e mostra o esforço do tribunal para levar a Justiça a essa comunidade. Esse projeto é muito bom”, ressaltou. O assessor de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Brazil Nunes, destacou sua emoção ao ouvir uma das crianças entrevistadas dizer que desejava energia elétrica, “um direito tão básico” na opinião do jornalista. 

O Conbrascon, que será encerrado na noite desta sexta-feira, com a entrega do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2013, discute O Papel da Comunicação no Judiciário Contemporâneo. A programação para este segundo dia do evento incluiu palestra com o repórter investigativo Roberto Cabrini e com Silvana de Freitas, da Corregedoria Nacional de Justiça, que relatou sua experiência como assessora de imprensa no Supremo Tribunal Federal (STF) por ocasião do julgamento do Mensalão. Além da apresentação de cases de comunicação de instituições como Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), tribunais federais e estaduais, Conselho Nacional de Justiça e Ministério Público, serão promovidos ainda hoje reuniões setoriais e plenárias que resultarão na Carta de São Paulo. (Texto: Aline Leonardo - Centro de Comunicação Social do TJGO)