centro de memóriaUma missa em ação de graças celebrada na centenária Igreja Nossa do Rosário, em Goiás, precedeu, na noite de sexta-feira (14), a inauguração do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás, pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho. A unidade foi instalada no antigo fórum da comarca e que integra o conjunto arquitetônico Vilaboense, tornado Patrimônio da Humanidade há 17 anos, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Emocionado, Gilberto Marques Filho disse sentir orgulho de fazer parte do Judiciário goiano, o 8º a ser instalado no Brasil, em 1874, denominado inicialmente de Tribunal da Relação da Província de Goyaz. “Entre os tribunais de tamanho médio, o nosso é referência no Brasil, pela sua antiguidade e respeitabilidade”, ressaltou o desembargador-presidente.

centro de memória 2Para ele, o centro é um passo a mais para não deixar a memória do Judiciário goiano morrer. “Aqui na cidade de Goiás tudo é história. Cada pedra que se encontra na rua tem uma história, tem algo a ser dito para todos nós. O Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás veio acrescer a esta cidade belíssima, aumentando sua participação nas lembranças dessa cidade com a integração da história do Judiciário e somado a de seus moradores e dos demais poderes do município”, acresceu Gilberto Marques Filho.

O corregedor-geral da Justiça e futuro presidente do Poder Judiciário goiano, desembargador Walter Carlos Lemos, falou da satisfação de presenciar o momento de instalação do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás, na primeira capital do Estado, berço da história de nosso Estado.

O desembargador Itaney Francisco Campos, presidente da Comissão de Implantação da unidade, destacou que o TJGO, do alto dos seus 144 anos de vigorosa instituição, está, neste momento, fazendo história, com este Centro de Memória e Cultura destinado a preservar o patrimônio mobiliário, iconográfico e documental do Poder Judiciário deste Estado.

“Na simplicidade deste ato, um grande significado se desvela: a preocupação com a preservação da cultura de nossos antepassados, alicerce sobre o qual se ergue a cultura que hoje vivenciamos, os caminhos que trilharam os nossos pais e nossos avós, e cujo percurso modelou a geração que hoje somos”, observou o desembargador. Prosseguindo, o magistrado ressaltou que conhecer o passado é imprescindível para que nos conheçamos melhor, para melhor poder trilhar os caminhos do futuro. Conforme ressaltou, para se ter o domínio da nossa inevitável transformação é necessário conhecer a nossa história, a nossa gente, a nossa herança antropológica”.

centro de memória 3Representando o governador José Eliton, o secretário de Estado da Secretaria de Governo Edivaldo Cardosos de Paula destacou a importância da unidade, “local que nos fala muito objetivamente da trajetória goiana, de como ela se deu, seus percalços e avanços, a partir da documentação que passa a integrar este centro, seu mobiliário, utensilio e mesmo o prédio, que integra o patrimônio histórico da cidade” .

Já a prefeita da cidade, professora Selma de Oliveira Bastos Pires Tiago Lobo, afirmou que “este espaço torna-se mais um grande atrativo turístico, cultural, com um rico acervo que fará com certeza, o deleite dos intelectuais e pesquisadores”.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Goiás, vereador Reginaldo Ferreira Adorno, salientou a iniciativa do desembargador-presidente de construir um novo fórum para a comarca com serviços modernos e 100% digitais, sem esquecer de cuidar “deste prédio que deu início a toda a história do Poder Judiciário no Estado de Goiás".

Para ele, com esta obra, “o TJGO cumpre o seu papel social, de estar perto das pessoas, de promover através deste Centro de Memória o encontro com o passado, compreender o presente e fortalecer a sua continuidade no futuro, por meio das ações de educação patrimonial, pesquisa, extensão e o principal de agregar valor a esta comunidade, numa trajetória que contemple a preservação e a salvaguarda das referências do Judiciário”.

centro de memória 4Selo e carimbo personalizados

O evento contou, ainda, com o lançamento do selo e carimbo personalizados alusivo ao Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás pelos Correios. Conforme o superintendente Estadual das Operações dos Correios em Goiás, Osmar Caldeira Júnior, “este selo vai viajar o Brasil e o mundo, divulgando um grande marco na história do nosso Estado, que é a criação de um local onde será preservada a memória do Judiciário goiano”.

Conforme ressaltou o superintendente, a filatelia é uma arte que envolve pessoas ao redor de todo o mundo e nos permite eternizar momentos como este e contar histórias por meio destas pequenas imagens que acompanham nossas correspondências. “Assim, esperamos que este selo, hoje lançado, registre esta data e se perpetue, mostrando ao mundo e aos goianos a relevância do Judiciário para Goiás”.

Para a dia da inauguração foi montada uma exposição, oportunizando aos vistantes conhecerem, logo na entrada do prédio, a Galeria Solene, com móveis antigos. Em seguida, na Galeria Artístico Cultura, homenagens aos juristas escritores que trabalharam e que ainda atuam no TJGO, a exemplo dos desembargadores Ney Teles de Paula e Walter Carlos Lemes.

Da mostra, consta também o Espaço Tempo, com exposição de processos antigos sobre a escravatura e evolução das ferramentas da escrita no Judiciário goiano (máquinas de escrever antigas e um monitor de computado), dentre outros. No Salão do Tribunal, ilustrações sobre as diferentes sedes que abrigaram o TJGO, peças antigas como telefone e um relógio de parede de 1945. O Tribunal do Júri da comarca de Goiás foi mantido tal qual quando de seu último julgamento, ocorrido antes da mudança para a nova sede da comarca. Por último, o visitante pode ver placas e medalhas de homenagens e fotos históricas apresentadas na exposição de fotografias de comemoração dos 140 anos do TJGO.

Missa

centro de memória 5Coube ao Frei Marcos Lacerda a celebração da missa em ação de graças e a benção às instalações do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás. A solenidade contou, ainda, com uma Cantata de Natal, que reuniu 40 pessoas, entre adultos e crianças, integrantes do Corais Solo, Véritas e Canto da Serra. Na regência, maestro Sebastião da Silva Curado.

Completa reforma

Noventa dias. Este foi o tempo gasto pela Construtora Época Brasil Engenharia Ltda.-ME para proceder a reforma e adaptação do edifício histórico do Fórum da comarca de Goiás, que também abrigou o Tribunal da Relação. Dentre os serviços relevantes da obra, destacam-se a pitura geral do prédio, recuperação de todas as portas, esquadrias pisos.

Também foi feita revisão geral da corbetura, bem como de todas as instalações hidráulicas, elétricas e lógicas do edifício, que faz parte do centro histórico da cidade. A unidade ganhou Sistema de Segurança de Vídeo Digital (CFTV) e alarme. O valor total da obra foi de R$ 505.472, 26.

Presenças

centro de memória 6Muito prestigiada, a solenidade contou com as presenças da vice-presidente do TJGO, desembargadora Beatriz Figueiredo Franco; e dos desembargadores Fausto Moreira Diniz, Amélia Martins de Araújo, Luiz Cláudio Veiga Braga, Norival de Castro Santomé, Itamar de Lima, Carlos Alberto França e Kisleu Dias Maciel Filho. Também presentes, a diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Maria do Socorro de Sousa Afonso da Silva e os juízes auxiliares da Presidência Clauber Costa Abreu e Maria Cristina Costa, e da Corregedoria Geral da Justiça, Cláudio Henrique Araújo de Castro e Sirlei Martins Costa.

Também presentes à solenidade, o diretor do Foro local, Luís Henrique Lins Galvão de Lima, a diretora-geral do TJGO, Aparecida Auxiliadora Magalhães Santos, e demais diretores de área, bem como outras autoridades do Estado e do Município de Goiás, magistrados da capital e comarcas do interior, servidores do Judiciário e moradores da cidade.  As esposas do presidente do TJGO, Rubinea Ávila Marques, e do corregedor Walter Carlos Lemes, Maria da Conceição Machado Lemes, também prestigiaram o evento. (Texto:Lílian de França Oliveira/ Fotos:Aline Caetano e Wagner Soares – Centro de Comunicação social do TJGO

Veja galeria de fotos