São Luís de Montes Belos é a 9º comarca do Estado a implantar o programa Justiça Educacional – Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A instalação ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), no auditório do fórum local, com a presença de alunos, diretores, professores e representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo do município. Inicialmente, 120 alunos das escolas municipais Cristiano Carlos Frances e São Vicente vão integrar o programa e já receberam suas cartilhas e camisetas.

Na abertura da solenidade, o diretor do Foro local, juiz Fernando Augusto Chacha de Rezende, explicou rapidamente como o programa vai se desenvolver na cidade. “Para mim, este é o mais importante programa do Poder Judiciário goiano, pois tem a visão voltada para o futuro. Fortalece a formação da cidadania em nossa juventude, informando-lhes seus direitos e aumentando sua consciência acerca de suas responsabilidades”, observou. O magistrado destacou a parceria estabelecida com o município e a oportunidade de, mais uma vez, o Judiciário estreitar seu relacionamento com a comunidade.
Coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental do TJGO, a juíza Camila Nina Erbetta Nascimento e Moura falou sobre a importância da participação dos magistrados nesse projeto "Ele leva o juiz à escola, para conversar com os adolescentes sobre temas como direitos, deveres, cidadania, além de noções sobre a Justiça e seu funcionamento. O magistrado acaba por se tornar uma referência para esses alunos, fornecendo-lhes novos rumos, incentivando-os a estudar e a buscar um novo horizonte, trazendo-lhes a certeza de que, havendo dedicação e esforço, um futuro melhor pode ser alcançado. Para o juiz fica a desafiadora tarefa de se tornar um ator relevante e responsável no processo de formação dos jovens” , concluiu.

Balanço

Segundo previsão do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental do TJGO, o Programa Justiça Educacional: Cidadania e Justiça também se Aprendem na Escola será implantado em mais 8 comarcas, ainda em 2014, o que alcança todas as 13 regiões judiciárias do Estado. A ação foi implantad,  este ano, em Panamá, Minaçu, Cromínia, Mineiros, Jataí, Santa Cruz de Goiás, Bela Vista de Goiás e Corumbaíba. Em 2013, o Justiça Educacional chegou a nove comarcas e atendeu 6 mil alunos. (Texto e fotos : Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos