file5-2A Vara Criminal da comarca de Goianésia realiza nesta quinta-feira (29) seminário voltado para a comunidade acadêmica e que possibilitará o debate sobre temas ligados à saúde da mulher e combate à violência. O evento aberto ao público será realizado às 19 horas, no auditório do Tribunal do Júri – Dr. José Plácido de Albuquerque, em Goianésia. O seminário faz parte das ações desenvolvidas durante a 12ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa.

O seminário terá como palestrantes a juíza da 2ª Vara Cível de Goianésia, Ana Paula de Lima Castro; a delegada na Delegacia Especializada de Apoio à Mulher, Poliana Bergamo Lomaz; a promotora de Justiça, Priscilla Leão Tuma Oltramari; a coordenadora do curso de enfermagem da Faceg, Agnes Raquel Camisão; e a terapeuta holística, Regina Maria Ferreira Azeredo, com mediação de Nahara Rodrigues de Souza Araújo e Kelly Regina Ferreira dos Santos.

Semana

Durante a semana, a comarca desenvolveu diversas ações relacionadas a 12ª edição da Justiça pela Paz em Casa. No evento de inauguração da semana, foram entregues as premiações de um concurso de redação feito pela Delegacia da Mulher em parceria com as escolas municipais e Vara Criminal de Goianésia. A solenidade aconteceu na sexta-feira (23). Já o mutirão para instrução dos processos de violência doméstica foi realizado nos dias 26 e 27. Antes de cada audiência foi feito atendimento psicológico das vítimas.

file9-2Também foi realizada uma ação social que integrou as atividades realizadas na comarca. No Centro Comunitário da cidade, foram oferecidos serviços como assistência médica para a saúde da mulher, assistência jurídica, assistência psicológica, doação de roupas e acessórios, maquiagem gratuita, lazer para crianças, alimentação e sorteio de brindes. O evento também contou com uma palestra sobre a violência doméstica. A ação foi feita em parceira com a Comissão da Mulher Advogada da OAB-GO, e contou com a participação de psicólogos voluntários e estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem da cidade.

“É preciso que o Poder Judiciario desenvolva competências para dar à Lei Maria da Penha ampla efetividade, não a reduzindo a produção de sentenças e medidas protetivas. Nesse sentido, os esforcos da Semana Pela Paz em Casa nos deixaram um importante know-how que certamente refletirá na qualidade da prestação jurisdicional prestada daqui pra frente", afirma o juiz de Goianésia, Delcido Ferreira Lopes.

A advogada e membro da Comissão da Mulher da OAB, Kelly Regina Ferreira dos Santos, ressaltou que o objetivo de toda a equipe foi levar esperança para cada um dos que estavam presentes. “A alegria em cada rosto é algo que não tem preço e possui valor inestimável. Participar da ação nos proporcionou um grande aprendizado e a certeza de que sempre podemos mais”, afirmou.

Para Isaura Nascimento, aluna da Faculdade Evangélica, poder colaborar com uma causa tão grande não tem preço. “A iniciativa do Poder Judiciário em mobilizar nossa faculdade para a ação trouxe aos acadêmicos um sentimento de conscientização responsabilidade social quanto aos profissionais em que estamos nos tornando”, destacou ao parabenizar a Vara Criminal. Veja galeria de fotos (Texto: Jhiwslayne Vieira – Estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)