Adolescentes de 14 a 16 anos terão a oportunidade de aprender mais sobre as atribuições dos Poderes Públicos e questões de cidadania com o projeto Jovem Vereador, implantado na comarca de Piracanjuba, pelo juiz Gabriel Consigliero Lessa. A solenidade de abertura do programa foi realizada na sexta-feira (14) no auditório da Câmara Municipal, com presença de estudantes das redes pública e particular da cidade.


“A intenção é preparar os adolescentes para que aprendam sobre política da melhor forma e busquem conhecimento além do que é visto na escola, formando verdadeiros pensadores e engenheiros de ideias”, discursou o magistrado (foto à direita).

Serão escolhidos nove estudantes, mediante concurso de redação e discurso em tribuna. Ao fim, os selecionados, terão um mandato simbólico de um ano na Câmara dos Vereadores. O programa será acompanhado pelo juiz, responsável pela iniciativa, com reuniões periódicas para debater assuntos e incentivar os estudantes a levar sugestões da comunidade e da escola para o legislativo local.

Dessa forma, Gabriel Consigliero Lessa acredita que o projeto pode beneficiar Piracanjuba como um todo. “O legado do Jovem Vereador vai além, visa preparar os jovens para a vida, em qualquer área profissional que pretendam
prosseguir, até mesmo de agente político – quem sabe futuros prefeitos, vereadores ou outra missão ainda maior que o destino lhes conceder; e, notadamente, na vida pessoal, torná-los cidadãos mais conscientes dos direitos e deveres de cada um de nós”.

A iniciativa foi elogiada pelos professores presentes na solenidade, como o professor de inglês Higor Oliveira, que leciona no Colégio Estadual Ruy Brasil Cavalcante. “O projeto tem um caráter político muito importante, pois traz uma visão esclarecedora aos estudantes sobre as ações parlamentares e mostra a importância do nosso voto”. Docente da mesma unidade de ensino, Kaio Faleiro, professor de biologia, tem opinião similar. “Além disso, é um grande incentivo para os alunos terem uma maior formação crítica e senso de cidadania”.

Além do título de jovem vereador, os ganhadores também terão direito a uma contratação de um ano, na condição de aprendiz, numa empresa parceira do projeto, e ganharão um passaporte para um resort na cidade de Rio Quente.

Solenidade

Na solenidade, o presidente da Câmara dos Vereadores de Piracanjuba, Yuri Santiago Alves (foto à esquerda) – reeleito para o próximo quadriênio – elogiou o projeto. “É muito importante a participação do jovem na política. Infelizmente, vejo falta de interesse da população em acompanhar o nosso trabalho e isso dificulta para a sociedade entender qual é a verdadeira função do vereador. É necessário que a população esteja presente para fiscalizar, propor projetos de lei e fazer com que o Executivo compra suas obrigações”, salientou.


Participaram também da solenidade o candidato eleito para o próximo mandato da Prefeitura, João Barbosa, a secretária municipal de educação Lenice Garcia de Paula, bem como a subsecretária da pasta, Lenízia Alves Canedo, o presidente da Cooperativa Agropecuária Mista de Piracanjuba, José Lourenço,a procuradora da Câmara dos Vereadores, Gecilene Fonseca de Araújo e a poetisa Lídia Arantes Borges, que abriu a cerimônia ao recitar um poema de sua autoria. (Texto: Lilian Cury / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)