15 gesto sustentvel-ws 003Formas de implantação de um projeto de sustentabilidade e de integração para fomentar ações de responsabilidade ambiental foram discutidas na terça-feira (15) por representantes dos órgãos relacionados à Justiça no Estado de Goiás. O encontro ocorreu na Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

Compareceram representantes do TJGO, Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Ministério Público Federal (MPF), Justiça Federal do Estado de Goiás (JF-GO), Ministério Público do Trabalho do Estado de Goiás (MPT-GO), Tribunal Regional do Trabalho do Estado de Goiás (TRT-GO) e Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás (TRE-GO).

O projeto, já inserido no TJGO, tem por finalidade a preservação de recursos como papéis, plástico, energia elétrica, água e outras bens sustentáveis. O coordenador da Comissão do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) do TJGO, desembargador Luiz Eduardo de Sousa, descreve o projeto como economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo. “Estamos atendendo a uma recomendação da Carta Magna, ao fazer uma mudança cultural, a qual devemos começar conosco, em nosso órgão para, em seguida, propagar a ideia.” Declarou.

Foi proposta a realização de encontros anuais para reforçar o projeto e promover uma troca de experiências. Além de trabalhar com processos eletrônicos, erradicação de copos plásticos, uso consciente da água e energia, foi sugerido o uso das mídias sociais, junto aos centros de comunicação social, com a finalidade de disseminar o projeto, não apenas dentro dos órgãos, mas fora também. 

A proposta foi bem recebida por todos os presentes.Ficou acertado o primeiro encontro para o dia 26 de fevereiro de 2016, sediado pelo TJGO. Todos os órgãos estão engajados no processo de responsabilidade social e ambiental com ações desenvolvidas em âmbito interno. De acordo com Eunice Nogueira, coordenadora executiva do projeto, este servirá como intercâmbio de informações. “O encontro será propício e fundamental para a junção de ações já desenvolvidas individualmente, de forma a fortalecer esse trabalho no âmbito do sistema de justiça”, evidenciou. (Texto: Diandra Fernandes – estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO/ Foto: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social)