Cerca de 400 pessoas passaram pelo fórum de Bom Jesus de Goiás, nesta quarta-feira (16), durante a realização do Programa Acelerar – Núcleo Previdenciário. Em um único dia, foram realizadas cerca de 120 audiências, os trabalhos foram realizados no fórum local.

Matilde de Jesus Santos, de 57 anos, comemorou com a família e testemunhas o benefício da aposentadoria rural por idade, que receberá, no prazo de 60 dias. “Não estou acreditando que consegui. Estou muito feliz”, falou. Com o marido doente em casa e vivendo somente com aposentadoria dele, Matilde não esconde a emoção. “Esse dinheiro vai nos ajudar muito. Vou poder ajudar o meu marido”, frisou.

Vieram com ela até o fórum oito pessoas – três filhos, a nora, a neta e três testemunhas. Eles aguardaram do lado de fora e foi necessária só uma testemunha. “Ela merece. Essa mulher tem um coração muito bom e está sofrendo demais com o marido doente”, disse Eva Aparecida Rosa da Silva, vizinha e depoente ouvida em juízo.

Também foi ao fórum Ana Zeferino de Santana Borges (foto), de 54 anos. Em audiência presidida pelo juiz Rodrigo de Melo Brustolin, na qual foi concedido o benefício assistencial da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). Além disso, por determinação do magistrado, foi realizado um laudo socioeconômico na casa de Ana. O marido dela, contou que, devido a problemas mentais, Ana Zeferino toma quatro tipos de medicamentos por dia. “Vivemos só com minha aposentadoria e gasto uns 200 reais com farmácia”, contou.

A comarca
De acordo com o diretor do Foro local, juiz Guilherme Sarri Carreira (à esquerda), o mutirão proporciona uma solução mais célere dos processos previdenciários. O magistrado afirmou ainda que a demanda de ações desta natureza é alta, isso porque a região é essencialmente agrícola. Ainda segundo ele, na comarca tramitam cerca de 4 mil processos, destes, em torno de 723 são previdenciários, o que representa 18% do total. “A iniciativa é extremamente necessária, pois além de desafogar a pauta de audiência, atende as pessoas que mais precisam”, ressaltou, ao informar que, pelo menos, uma vez ano realiza mutirão na comarca.

Balanço parcial
A força-tarefa iniciou a semana em Joviânia. Durante os dois dias, foram realizadas 140 audiências. Desse total, 64,29% das sentenças foram proferidas, com 56 benefícios concedidos. Os benefícios financeiros atrasados renderam o montante de mais de R$ 781 mil. Os dados parciais foram divulgados pelo Núcleo Previdenciário, nesta quarta-feira (16).

Além de Joviânia e Bom Jesus de Goiás, o Núcleo Previdenciário passará pela comarca de Goiatuba nas quintas e sexta-feiras (17 e 18). Nas comarcas de Joviânia e Bom Jesus, os serviços contaram com a participação dos juízes Joviano Carneiro Neto, Diego Custódio Borges, Wardelina Lima de Morais Tassi, Luciana Nascimento Silva, Rodrigo de Melo Brustolin e Thiago Cruvinel Santos. O esforço concentrado conta ainda com o apoio da equipe do Núcleo Previdenciário e servidores das comarcas por onde passam. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos