O juiz Felipe Morais Barbosa, titular da Vara Criminal da comarca de Quirinópolis, participou, na manhã desta segunda-feira (31/8), da reinauguração da ala do regime semiaberto no estabelecimento prisional do município. A unidade estava desativada desde 18 de junho de 2013 e, desde então, o semiaberto estava sendo cumprido em regime domiciliar. Segundo o magistrado, o restabelecimento é fundamental para a segurança da cidade, que possui índices elevados de criminalidade, bem como para a ressocialização do reeducando, nos termos do modelo progressivo de cumprimento de pena.


O restabelecimento do regime nos moldes anteriores a junho de 2013 partiu do magistrado. A nova estrutura foi possível graças à união de esforços dos Poderes Judiciário e Executivo local, Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSP), Conselho da Comunidade e Conselho Comunitário de Segurança. Cerca de 40 detentos, que teoricamente, recolhiam-se em domicílio no turno noturno e integralmente aos fins de semana, passarão a pernoitar, a partir de terça-feira (1/9) no estabelecimento prisional e permanecerão segregados nos fins de semana.
Também participaram da reinauguração o prefeito Odair Rezende; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Avenir Soares Bernardes; o diretor interino da Unidade Prisional de Quirinópolis, Clener Frentas Bessa; o capitão Marcos Divino Ferreira Santos, da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar; o presidente do Conselho da Comunidade da Execução Penal, Marcos Divino Ferreira Santos, e o gerente da 2ª Gerência Regional Prisional do Sudoeste, Régis Paschoal, entre outros. (Texto: João Carlos de Faria – Centro de Comunicação Social)